X
X

Buscar

10 filmes para viajar sem sair de casa nessa quarentena

Colunista traz lista de películas que abordam a temática de viagens e passeios pelo mundo

Não estamos nos nossos melhores dias. Não é nada fácil ficar em casa todo esse tempo, mas sabemos da nossa responsabilidade, com a gente e com quem a gente ama. Precisamos ficar em quarentena? Sim. Precisamos ficar entediados? Não.

Pra quem ama viajar e está com saudade do mundo lá fora, veja algumas opções de obras audiovisuais que apresentam cenários espetaculares e narram histórias ocorridas em lugares diferentes do mundo.

1. Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007)

Biográfico e adaptado de um livro de não-ficção de mesmo nome, “Na natureza selvagem” pode ser considerado um dos maiores exemplos de filmes sobre viagens. O filme conta a história de Christopher McCandless, jovem recém-formado que, contra a vontade da família, atravessou todo os Estados Unidos até chegar ao Alasca. A trilha musical cuidadosa foi composta por Eddie Vedder. Definitivamente, um filme inspirador, que conquistou fãs no mundo inteiro.

2. O Caminho (The Way, 2010)

O filme é uma homenagem ao Caminho de Santiago, o conjunto de rotas na Europa que promove uma tradicional peregrinação até Santiago de Compostela. Após receber a notícia de que o filho havia falecido enquanto fazia o Caminho, o pai decide colocar a mochila nas costas e fazer o mesmo trajeto até completa-lo, concretizando, simbolicamente, algo que seu filho tanto almejava.

3. Destino – Felicidade (Expedition Happiness, 2017)

Este documentário, disponível na Netflix, nos apresenta um jovem casal da Alemanha, Felix e Mogli que, junto com seu cachorro Rubi, partem para uma viagem do Alasca até a Argentina. Quando ainda estavam em Berlim, decidiram comprar um ônibus escolar para lhes servir de casa nessa aventura. Embarcaram para a Carolina do Norte sozinhos e reformaram todo o ônibus. Acompanhamos, dia após dia, a rotina dos dois na estrada, com seus altos e baixos.

4. Livre (Wild, 2014)

Também baseado em um livro, “Livre” trata-se da história de Cheryl Strayed. Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase complicada com uso de drogas, Cheryl Strayed decidiu começar uma vida junto da natureza selvagem. Sua decisão foi a de andar a pé, sozinha, em um percurso que vai desde a fronteira dos Estados Unidos com o México até sua fronteira com o Canadá, seguindo os montes mais altos da Sierra Nevada e do Cascade Range. Esta trilha é conhecida como Pacific Crest Trail, uma das mais difíceis trilhas dos Estados Unidos.

5. Diários de motocicleta (2004)

Baseado em livro de mesmo nome, conhecemos a história de Che Guevara, estudante de medicina que, no ano de 1952, decide viajar de moto pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A moto vai estragar depois de oito meses, e eles precisam continuar a viagem pedindo caronas e fazendo caminhadas. O filme nos mostra bem a novidade dos jovens em estar em uma nova cidade, mas ao mesmo tempo, lidar com localidades cercadas por comunidades indígenas empobrecidas. O ápice ocorre em Machu Picchu, quando se deparam, pela primeira vez, com uma colônia de pessoas com hanseníase, e passam então a questionar os privilégios de alguns e as desigualdades econômicas características do nosso continente.

6. Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006)

A família de Olive é peculiar, o que traz instabilidade entre os membros. Um dia, Olive descobre que poderá participar do concurso “A Pequena Miss Sunshine”, na Califórnia. Nesse momento, todos seus familiares se unem e viajam dentro de uma kombi amarela usada para então levar a pequena sonhadora Olive ao local do concurso, uma viagem que dura três dias entre o Novo México (estado onde moram) e a Califórnia. No caminho, há muito espaço para descobertas.

7. Colegas (2013)

Inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, esta comédia brasileira nos apresenta três amigos com síndrome de Down, que resolvem sair da instituição em que vivem para embarcar em uma viagem de carro, de São Paulo a Buenos Aires. Delicado, a narrativa explora o amor dos jovens pelo cinema, e o ato de viajar demarca o que cada um dos personagens busca nesta empreitada: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Está disponível na Netflix.

8. A magia dos Andes (Magical Andes, 2019)

Da Argentina à Colômbia, o documentário “A Magia dos Andes”, disponível na Netflix, apresenta os cenários mais incríveis da Cordilheira dos Andes, e cinco personagens compartilham uma intensa conexão com as montanhas mais incríveis da América do Sul. Se você é apaixonado(a) pela cultura e paisagens das populações andinas, esta série documental foi pensada em você.

9. Gabriel e a montanha (2017)

Filme sobre os últimos 70 dias de Gabriel Buchmann, um rapaz brasileiro rico, que decidiu tirar um ano sabático na África após ser rejeitado para fazer uma pós-graduação na Universidade de Harvard. O personagem tentava conviver com as culturas de forma mais imersiva possível, priorizando a interação com os locais e utilizando a indumentaria da região. Gabriel acaba morrendo ao tentar escalar o monte Mulanje, no Malaui, e o filme não esconde os riscos reais que o jovem se deparou por fazer montanhismo sem experiência e rejeitando regras de segurança.

10. Farol das Orcas (El Faro de Las Orcas, 2016)

O filme narra a história de uma mãe espanhola e seu filho autista, Tristán, que partem para uma aventura na Península Valdez, Patagônia argentina, em busca da reserva ecológica onde vive o biólogo marinho Roberto “Beto” Bubas. Bubas tem uma relação especial com as orcas, as “baleias assassinas”. A decisão da mãe para viajar para a Argentina se deu graças a uma reportagem que passava na televisão, assistida pelo menino de nove anos, que esboçou pela primeira vez uma reação emocional positiva ao ver Beto interagindo com as orcas. O filme foi baseado no livro do própio Bubas, Agustín corazón abierto e está disponível na Netflix.