O que nos diferencia enquanto cinema latino-americano?
Há tempos, o imperialismo cultural estadunidense segue afetando nossa cultura cinematográfica latino-americana. Afetando esse espaço territorial gigantesco que engloba cerca de 24 países, entre eles o Brasil. Essa situação responde muito do porquê o brasileiro não gosta de cinema nacional, ou assiste a poucos filmes brasileiros e latino-americanos de maneira geral.
No contexto brasileiro, como já escrevi na coluna, observamos uma disputa desleal dos filmes nacionais em relação aos blockbusters estadunidenses. Situação que há muitas décadas molda nosso gosto cinematográfico. Influenciando, inclusive, a maneira com que os próprios filmes brasileiros eram produzidos.
Foi pensando nessas e outras questões que, em 1969, cinemanovistas argentinos como Getino e Solanas propuseram um manifesto chamado Hacia um tecer Cine. Ele reflete justamente por quais caminhos deveríamos direcionar nosso cinema latino diante dessa servidão e dependência imperialista cotidiana. Uma situação que segue tentando nos convencer que enquanto latinos, somos inferiores. Exemplo semelhante no Brasil pode ser visto no ‘Uma estética da Fome’, do cinemanovista Glauber Rocha, um dos mais importantes manifestos do cinema brasileiro.
Pensando essas questões, o que nos diferencia (ou deveria nos diferenciar) enquanto cinema latino-americano, afinal? Muito está na maneira de conduzir nossas narrativas, que devem ser pensadas a partir da perspectiva dos povos latino-americanos. Propondo enfrentamentos sobre os processos de colonização mental que seguem muito intensos em nós. Nosso cinema deve se valer como ferramenta de mudança e tomada de consciência, considerando todas as nossas diferenças e contradições do Sul Global.
Dentro desse debate, o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano nos lembra: “A América é, para o mundo, nada mais do que os Estados Unidos: nós habitamos, no máximo, numa subAmérica, numa América de segunda classe, de nebulosa identificação”.
Em 2014, o IMDb fez uma votação entre os usuários a partir de uma lista de filmes de cada país latino-americano. O site recebeu milhões de votos e o resultado está abaixo.
Você conhece esses filmes? Você conhece outros filmes de cada país mencionado? Senão, está na hora de conhecer! Para te ajudar nessa empreitada, tivemos na última semana uma formação que fez parte de um projeto viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), na cidade de Blumenau, voltada inteiramente para esse assunto. A formadora Marina da Costa Campos, doutora em Cinema pela USP, comentou sobre vários filmes latinos-americanos importantíssimos, e que muitos de nós desconhece.