+
Das Kino - Um olhar crítico sobre o cinema

Jéssica Frazão é doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e escreve sobre cinema, artes e produção audiovisual.

Festival de Cinema Francês, evento anual em Blumenau, traz filmes on-line e gratuitos

Confira como acompanhar os 50 filmes franceses recentes disponibilizados pela iniciativa

Conhecido pelos blumenauenses que frequentam o Arcoplex Park Europeu, o Festival Varilux de Cinema Francês, evento anual que já conta com 10 edições, foi mais um dos eventos cancelados ou adiados neste semestre, devido à pandemia do novo coronavírus.

Os organizadores, então, buscaram uma alternativa solidária para aliviar nossos dias de quarentena: o Festival Varilux Em Casa, uma iniciativa da Embaixada da França; Essilor/Varilux, patrocinadora master do festival; produtora Bonfilm e a plataforma brasileira de streaming Looke.

“Neste momento em que a indicação é o isolamento social por conta da pandemia e que muitas pessoas devem enfrentar problemas financeiros, queremos ser solidários e propor uma programação de qualidade para entreter e ajudar a passar os dias de quarentena”, comentam Emmanuelle e Christian Boudier, organizadores do Festival.

Com o apoio cultural da Aliança Francesa Brasil, o festival disponibiliza 50 filmes franceses recentes (que fazem parte das últimas edições do festival), legendados em português, para assistir de graça até o dia 25 de agosto.

Para quem já conhece ou para quem nunca foi ao festival, a programação foi pensada para agradar todos os gostos e atingir todas as idades. Para assistir, basta fazer um simples cadastro pelo link oficial do festival.

A seleção é composta por comédias (Na Cama com Victoria, Amor à Segunda Vista, Finalmente Livres), dramas (Graças a Deus, de Ozon, vencedor do Urso de Prata em Berlim, A Viagem de Fanny, Através do Fogo), filmes históricos (A Revolução em Paris, O Imperador de Paris, Cyrano mon Amour) e thrillers (A Noite Devorou o Mundo, O Último Suspiro, Carnívoras).

Para as crianças, o festival fez uma singela homenagem ao quadrinista Uderzo, um dos criadores de Asterix falecido em março deste ano, trazendo animações dubladas de Asterix e o Domínio de Deuses e Asterix e a Poção Mágica, além de outros filmes infantis como Abril e o Mundo Extraordinário, A Raposa Má, O Menino da Floresta e Um Gato em Paris.

Atores conhecidos da cinematografia francesa estão presentes em várias obras. Gérard Depardieu está em Tour de France, Isabelle Huppert está em Branca Como Neve, Catherine Deneuve está em O Reencontro e A Última Loucura de Claire Darling, e Juliette Binoche está em Quem Você Acha que Sou, Tal Mãe, Tal Filha e Vidas Duplas.

Esta versão remota, entretanto, não tem o intuito de substituir o tradicional Festival Varilux de Cinema Francês das salas de cinema. Sem novas datas por enquanto, os organizadores ainda esperam que o evento possa acontecer em 2020.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo