Que os Trapalhões fizeram parte da infância de muita gente, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que os Trapalhões gravaram, em 1985, um filme em Santa Catarina? Dirigido por Dedé Santana, o longa se chama “Os Trapalhões no reino da fantasia”, e combina o uso de live-action (personagens humanos) e animação tradicional, com os desenhos sendo produzidos pelos Estúdios de Maurício de Sousa.

A narrativa apresenta os Trapalhões fazendo um espetáculo em benefício de um orfanato dirigido por Irmã Maria (Xuxa Meneghel), que enfrenta dificuldades financeiras. Enquanto realizam o espetáculo, bandidos roubam o dinheiro dos ingressos. Didi, Dedé e a Irmã Maria perseguem os bandidos, enquanto Mussum e Zacarias continuam com o show. Os três vão para no mundo de Beto Carrero, onde é recriado o cenário do velho Oeste norte americano.

Com cenas gravadas em Blumenau e Balneário Camboriú, o filme auxiliou muito o turismo no estado, que cresceu significativamente após as exibições. Os Trapalhões no reino da fantasia é, ele próprio, uma obra de rememoração, contendo uma montagem nostálgica de vários trechos de outros filmes dos trapalhões, a partir do momento em que um garotinho pergunta para Didi como é ser um trapalhão. Além disso, este filme tem uma das músicas de abertura mais nostálgicas e lembradas pelos fãs do quarteto.

Dentre os momentos inesquecíveis desta obra, destaco dois: 1- A interpretação de Xuxa como a irmã Maria, entrando na briga e descendo a porrada nos bandidos. 2- O show dos HeavyTraps, uma espécie de paródia dos grupos de heavy metal que estavam em alta na época. Os Trapalhões formaram uma banda e Didi imitou os gestos do guitarrista fundador do AC/DC, Angus Young. Mussum está simplesmente hilário como baterista.

Quer ver as cenas que mostram nossa cidade, com especial atenção para o Castelinho da Moellmann, a catedral São Paulo Apóstolo e a ponte Adolfo Konder, que liga as ruas República Argentina e a Beira Rio? Rafael Bona, professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), estudioso do trabalho dos Trapalhões, fez uma ótima análise da obra audiovisual, destacando os trechos exatos em que Blumenau e BC aparecem no filme.

Veja mais no canal Bonastation:


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.