De empresa familiar à marca nacional: conheça a história da Indústria Têxtil Amabili
Em 1990, Santino José do Nascimento e Maike do Nascimento, pais de Michelle do Nascimento Pfiffer, 43 anos e Jefferson do Nascimento, 39 anos, abrem uma confecção feminina que trabalhava na confecção de produtos para catálogos. Por conta da crise do país na época, em 26 de novembro de 1999 nasce a Indústria Têxtil Amabili, com foco no Private Label, desenvolvendo coleções para as magazines e marcas como Renner, Forever, Canal, Gang, Vila Romana e Makenji.
Em uma conversa bem descontraída no escritório da fábrica que hoje possui 15 funcionários, conheci um pouco mais da história desses irmãos que empreendem num país onde as dificuldades diárias não param de crescer. Vem comigo que te mostro um pouquinho mais dessa herança empreendedora.
Empresa familiar
Até o de 1998, Santino esteve a frente dos negócios da família e a partir de 1999 os filhos Michelle e Jefferson assumiram a empresa – ela com a parte administrativa e comercial e ele com a parte produtiva. Paralelo ao negócio do private label, nasce a marca própria da empresa: a Nizah nasceu há 8 anos e segundo Michelle: “por termos toda a experiência de trabalhar com as marcas, fazermos viagens de pesquisa e desenvolvermos para os clientes, nós pensamos: vamos desenvolver para nós também, pois querendo ou não, ficamos na mão do cliente”.
Hoje a marca está sendo trabalhada com prospecção a nível Brasil, para que seus produtos sejam vendidos em multimarcas. Com uma fabricação de 80 mil peças mês, no private label e paralelamente com a Nizah, que é um projeto que vem de um sonho da Michelle, a fabricação da indústria é toda terceiriza.
Michelle explica que eles compram os fios, tecem e tingem, a talhação é feito 30% por eles e o restante terceirizado, assim como a costura, estamparia e embalagem. Hoje a empresa possui os selos Fama e Abvtex e para o futuro a empresa quer trabalhar muito mais a linha da sustentabilidade, com matérias primas sustentáveis e prospecta para 2020 um aumento de 20% nas malhas ecológicas, pois esse é o futuro das malharias. Acompanhe, um pouco mais do lado pessoal da nossa última entrevistada na série Herança empreendedora.
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Bate-papo
Hobby: Adoro viajar, segundo Michele viajar é a troca da roupa da alma.
Lugar inesquecível: Um só é difícil, hoje para mim é a Disney, apesar de Paris me encantar, a Disney é mágica, é um lugar onde os sonhos se realizam.
Michelle por Michelle: As pessoas dizem que eu sou intransigente, brava, mas eu sou correta e justa, pondero sempre entre o certo e errado. Tenho um coração enorme, um pouco fechado, mas isso vem um pouco da minha criação.
O que sonha ainda em realizar: Colocar a Nizah a nível Brasil.
Qual foi o maior desafio da sua vida pessoal: Meu desafio diário é empreender num país onde tem uma carga tributária tão alta, com uma competitividade tão grande com produtos de fora.
Um conselho para quem está começando a empreender: Tenha planejamento, saiba o que quer e que saiba distinguir seu público alvo. As palavras- chave são planejamento e disciplina.
Uma curiosidade que ninguém sabe sobre você: Pela manhã preciso pelo menos de 1 hora para poder realmente acordar.
Encerro por aqui essa sequência de empreendedores que a cada dia lutam e fazem seus negócios crescerem e o que aprendi? Planeje! E aguardem que vem por aí uma série com personalidades da nossa cidade, bem emocionante.