O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD), iniciou nesta segunda-feira, 12, uma agenda de visitas a cidades do Oeste catarinense. Cotado como um dos possíveis candidatos ao governo do Estado no ano que vem, ele deve percorrer 25 municípios da região durante os próximos dias.
Na semana passada, Napoleão esteve reunido com o presidente do PSD em Santa Catarina, Milton Hobus e com o ex-governador Raimundo Colombo. Em pauta, a definição de que o partido terá um candidato ao governo do Estado em 2022. No encontro os dois líderes do PSD em SC incentivaram Napoleão a “ir a campo”.
Com nomes fortes na política catarinense, o PSD almeja, além do governo do Estado, também uma cadeira no Senado Federal. Os nomes só devem ser definidos no início do ano que vem, mas Napoleão Bernardes não esconde o desejo de ser a escolha.
“É a chance que Blumenau e o Vale do Itajaí têm de resgatar o protagonismo político majoritário”, relatou à coluna.
Napoleão teve uma carreira meteórica na política blumenauense, que foi interrompida em 2018. Após ser vereador entre 2009 e 2012, ele foi eleito prefeito pelo PSDB em sua primeira candidatura ao cargo.
Na época, ele derrotou em segundo turno, com 70% dos votos, o candidato Jean Kuhlmann (PSD), que era apoiado pelo prefeito João Paulo Kleinubing.
Após ser reeleito prefeito em 2016, Napoleão renunciou ao cargo em 2018, para disputar as eleições daquele ano. Em convenção do PSDB, foi confirmado que o nome dele seria para o Senado Federal, porém, de última hora, acordos do partido o colocaram como candidato a vice-governador de Mauro Mariani (PMDB).
Essa situação, somada ao resultado desanimador nas urnas – apenas 23% dos votos, em terceiro lugar – foi desgastante para a relação entre Napoleão e o PSDB. Em fevereiro de 2019, ele anunciou a saída do partido e meses depois, a filiação ao PSD.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: