De SC ao Pará: a marca blumenauense de sorvetes saudáveis que está conquistando o Brasil

Já são mais de 12 estados para onde o alimento é distribuído e apreciado e há planos de torna-lo mundial

Tutti Frutti, cocada, paçoca, caramelo e maracujá; esses são apenas alguns dos oito sabores de sorvetes saudáveis, veganos e a base de plantas, produzidos pela marca blumenauense, Roomys. Criado por Lidiane Barbosa, de 43 anos, a partir de uma ideia que surgiu enquanto fazia um curso na Itália, a sobremesa tem conquistado o Brasil rapidamente.

“De boca em boca”, como explica Lidiane, a marca ficou conhecida e já está presente em mais de 12 estados, entre comércios, restaurantes, escolas e hospitais, e agora busca atingir o sonho de abranger ainda mais e transformar a marca em distribuição mundial. Entre os estados de distribuição estão São Paulo, Bahia e Pará.

Sorvetes saudáveis: do início à expansão 

Apaixonada pela alimentação saudável, Lidiane sempre esteve desenvolvendo projetos na área e trabalhando como consultora para empresas do ramo. Por estar muito envolvida com essa questão, já fez vários cursos em vários lugares do mundo, para estar sempre se aprimorando. 

Lidiane Barbosa/Divulgação

Foi em uma dessas aventuras em que desenvolveu a ideia para criar uma nova alternativa de sorvetes saudáveis. Enquanto fazia um curso em Grosseto, cidade que é berço do gelato, na Itália, ela percebeu que seria possível desenvolver a sobremesa a partir de ingredientes mais saudáveis. 

“Foi então que eu percebi que poderia desenvolver um doce que atingira mais pessoas, que talvez possuam alguma alergia e doenças, sejam veganos e vegetarianos, ou até mesmo pais que querem proporcionar uma introdução alimentar mais saudável e melhor para os filhos”, conta.

Dessa forma, quando voltou para Blumenau, decidiu que iria “colocar a mão na massa”. Junto com o marido, Marcos Felipe Kleinman, que atualmente é CEO da empresa, começaram aos poucos, em fevereiro de 2022.

Sem nenhum funcionário e tendo como ponto de partida apenas 50 metros de uma cozinha industrial, o primeiro passo foi desenvolver a fórmula e os produtos que seriam vendidos. Em parceria com um casal de amigos que possuia um restaurante, sete sabores foram distribuídos, de início.

No primeiro mês, apenas dois sorvetes foram vendidos, mas aos poucos, a marca foi ficando conhecida. Com isso, Lidiane foi percebendo a aceitação do público, e o que eram sete sabores, viraram seis. No início de 2023, a parceria com o restaurante acabou, por questão de estratégia. 

“O início foi complicado, mas sabíamos que se queríamos bancar uma fórmula tão exclusiva, nós teríamos que botar a mão na massa. Entendemos a base do sorvete, então começamos a produção. A parceria com o restaurante também foi muito importante, já que dessa forma testamos o mercado, e isso acelerou o crescimento da Roomys. E claro, como já tínhamos o conhecimento de mercado, tudo que lançamos acabou sendo muito assertivo”, explica Lidiane. 

A fórmula dos sorvetes saudáveis e os obstáculos enfrentados

Segundo Lidiane e Marcos, o maior diferencial dos sorvetes saudáveis produzidos pela Roomys, é a inovação na fórmula.

Como a intenção é a produção de uma sobremesa saudável e acessível para todas as pessoas, desde crianças na fase de introdução alimentar até pessoas com alguma limitação alimentar, o sorvete não tem açúcar, nem gordura hidrogenada, muito menos conservantes e também não tem leite. O sorvete também não tem glúten e é produzido todo a base de plantas.

Entre os sabores, há o de maracujá/Créditos: Divulgação

Além disso, o sorvete é vegano. Para adoçar o produto, é utilizado açúcar de maçã, retirado da frutose, ao desidratar a maçã, e transformada em pó. Inclusive, segundo Lidiane, a Roomys é a primeira marca de sorvetes a utilizar esse método de adoçante, através da fruta. 

Com a diferenciação da sobremesa, e a experiência de Lidiane e Marcos no mercado saudável, as vendas tiveram um crescimento rápido. O “boom” da Roomys foi registrado após o seu primeiro ano de atuação, entre maio e novembro de 2023, quando atingiram um crescimento de 130%, e com aumento de 30 para 110 pontos de venda.

A empreendedora avalia que o crescimento rápido da marca aconteceu devido ao sorvete ter uma memória afetiva, e por conta disso muitas pessoas acabam recomendando para outras.

“Foi de boca em boca. Como meu nome já era conhecido no mercado, por eu trabalhar na área da alimentação, quando comecei a vender o sorvete, as pessoas já sabiam que seria algo realmente saudável. Então acabou que um pedido nunca foi único, vendia três unidades, que viravam nove, que em seguida, viraram dezoito. É uma fórmula diferente do que tem no mercado, que até no inverno vende bem”, brinca Lidiane. 

Leia também: Sorvete à base de plantas é destaque no 22º Prêmio Gustav Salinger; 

Apesar de a expansão da marca estar sendo muito positiva, conforme a empresária, ainda há algumas dificuldades na produção e distribuição. Algumas das fibras são extraídas da Alemanha e da França, por exemplo, e isso acaba encarecendo o produto. Além disso, por ser um produto perecível, o transporte acaba também deixando a venda, em outros lugares, mais cara. 

“Queremos incentivar o mercado também, fazer com que novas empresas tenham interesse nessa área, justamente para esses produtos que utilizamos na fórmula, fiquem mais baratos e assim os sorvetes da Roomys também fiquem mais acessíveis”, explica Lidiane. 

Produção e futuro da Roomys

Mesmo com o crescimento, a equipe segue pequena, com cerca de cinco funcionários, contando com Lidi e Marcos. Para eles, a filosofia de trabalho é a tecnologia de produção, e cada vez mais querem investir em maquinário para aumentar a produção. Atualmente, eles produzem cerca de 70 litros de sorvete por mês, mas já estão avaliando adquirir um próximo maquinário, que irá aumentar a produção em quase 10 vezes. 

Enquanto isso, a equipe segue colocando a “mão na massa”, e segundo Lidiane, às vezes um grande pedido surge e é preciso que “com dor nas costas ou não, cansados ou não, sábado ou domingo, a gente vem para a produção, e faz o necessário para seguir conquistando o público”. 

Além disso, o próximo plano para o futuro é criar mais um ponto de distribuição. Apesar de o objetivo ser não sair de Blumenau, já que a empresa nasceu aqui, a distribuição acaba sendo mais cara, pois é necessário veículos adequados para a distribuição das sobremesas.

O ponto em Blumenau dá conta da região sul, entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas a avaliação é que seria necessário ter esse ponto a mais para atingir mais espaços, de forma mais barata. Por conta disso, um dos planos para o futuro próximo é criar outro ponto, em São Paulo. 

Também, entre os sonhos da equipe, é tornar a marca internacional. Conforme Marcos, já existem propostas de países estrangeiros interessados na marca, e por conta disso, a equipe está focada em desenvolver uma fórmula em pó, para tornar essa distribuição possível. 

Segundo Lidiane, a internacionalização da Roomys é um sonho que está cada vez mais perto de se concretizar. 

“É incrível ver onde os sorvetes Roomys estão chegando. Queremos que o sorvete seja para todos, não só por ser saudável, mas também por ser acessível. Tem muita gente envolvida, por trás de toda a produção, muita gente vestindo a camisa para fazer essa história acontecer. Então estamos muito felizes e animados em como será o futuro’, finaliza.

Em Blumenau, é possível encontrar produtos da Roomys nestes locais:

– Grão Natural (anexo ao Giassi)
– Funghi do Vale
– Benedere Comida de Verdade
– Âme Restaurante
– Capim Terra
– Cajusul
– Natural Life
– Horthus Bar
– Nutrie Produtos Naturais
– Natural Life
– Nutri Valeska
– Vila Nativa
– Rei das Castanhas

Confira vídeo da produção dos sorvetes: 


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