De uso de celular a ameaça com facão: confira ocorrências registradas no segundo turno pela PM em Blumenau
Cartório Eleitoral precisou substituir apenas uma urna neste domingo
Até a tarde deste domingo, 30, a Polícia Militar não realizou nenhuma prisão apesar das denúncias recebidas. Ao todo, quatro ocorrências foram registradas via 190, mas em nenhum caso os crimes foram flagrados pelos policiais.
Duas ocorrências envolveram eleitores querendo usar o celular na urna. Na E.E.B. Jonas Coelho Neves, bairro Fidélis, um homem teria usado o aparelho na cabine de votação mesmo após ser orientado de que não é permitido.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 9h40, mas quando chegaram no local o homem não estava mais lá. Ainda assim, o delegado da seção registrou um boletim de ocorrência.
A segunda ocorrência foi na E.E.B Hercílio Deeke, bairro Velha Central. Uma eleitora queria usar o celular durante o voto e a mesária não permitiu. O delegado da seção relatou aos policiais que foi possível resolver a situação e a mulher já não estava mais lá quando a PM chegou por volta das 13h25.
Briga por política
Na rua Werner Duwe, no bairro Testo Salto, a Polícia Militar foi acionada às 10h27 após denunciarem uma briga envolvendo política. Um homem estaria portando um facão no posto Delta e ameaçando as pessoas. Entretanto, o homem não foi encontrado pela PM.
Nas proximidades da E.E.B. Julia Lopes de Almeida, no bairro Ponta Aguda, a PM foi acionada por volta de 10h30 após afirmarem que um veículo prata com bandeiras estava realizando propaganda política irregular. Entretanto, a polícia realizou rondas na região e não constatou o fato.
Sem grandes filas
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Blumenau, Ricardo de Souza, a votação para o segundo turno em Blumenau está mais tranquila em relação ao primeiro turno.
Ele aponta que no início do dia alguns colégios registraram filas pontuais, mas afirma que em boa parte o fluxo ocorreu normalmente.
“Em alguns colégios, perto de 12h, não tinha quase ninguém na fila. Eu mesmo fui votar no colégio Lúcio Esteves e não tinha ninguém, o mesário já estava aguardando para adentrarmos na seção eleitoral”.
Até as 14h o Cartório Eleitoral de Blumenau precisou substituir somente uma urna eletrônica na escola Celso Ramos, no bairro Glória, pelo período da manhã. “Foi a única contingência. Em Blumenau são 716 seções eleitorais e até este momento somente uma urna foi substituída”.
Na avaliação de Ricardo, está é uma eleição tranquila. Ele acredita que logo após as 17h será possível fazer o encerramento. “A expectativa é que por volta de 19h ou 19h30 já tenhamos totalizado os votos em Blumenau”, finaliza.
Colaborou Eliz Haacke
Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022:
1. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
2. Últimas notícias
– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha