Declaração de óbito de homem envolvido em acidente com família aponta Covid-19 como causa secundária; entenda
Secretário de Saúde apontou que não se tem certeza se morte iria acontecer pelo politrauma ou se a Covid-19 influenciou
A Prefeitura de Gaspar informou que três moradores da cidade com Covid-19 morreram nesta segunda-feira, 21. Todos estavam internados em hospitais, sendo um em Gaspar e dois em Blumenau. Com isso, a cidade chega a 11 mortes decorrentes da doença.
Porém, um dos casos chamou a atenção, pois era o paciente de 27 anos, que se envolveu em um acidente de trânsito com família – onde um bebê e uma mulher morreram na hora – e estava internado no Hospital Santa Isabel, devido aos ferimentos.
De acordo com o Secretário de Saúde de Gaspar, Arnaldo Munhoz, o jovem entrou – por obrigatoriedade – no boletim e nas estatísticas da cidade pois estava com a doença e na declaração de óbito, feita pelo hospital, a Covid-19 foi apontada como causa secundária.
“Nós não conseguimos compreender a evolução clínica dele dentro do hospital onde ele estava internado. Mas na declaração o médico cita o Covid como causa secundária. A gente não consegue dizer se esse óbito iria acontecer devido o politrauma – do acidente – ou se o Covid por algum motivo influenciou nesse óbito”, explicou Munhoz.
Outros dois óbitos confirmados
Além de Marlon Soares, outras dois moradores de Gaspar morreram nesta segunda-feira, nestes casos, com o coronavírus sendo causa principal. As vítimas foram identificadas como uma mulher de 92 anos, moradora do bairro Santa Terezinha, que estava internada no Hospital de Gaspar e um homem de 53 anos, do bairro Lagoa, internado em Blumenau.
Até a noite desta segunda, Gaspar contabilizou 860 casos da doença, sendo 13 internados – 10 em UTIs da cidade e Blumenau. Em relação aos leitos, o município possui 10, sendo 8 ocupados por gasparenses e moradores de outras cidades.