Declare certo: conheça o evento em que público pode tirar dúvidas sobre Imposto de Renda em Blumenau

Evento acontece até às 22h desta terça-feira

Até as 22h desta terça-feira, 11, é realizado o evento “Declare Certo” nos shoppings Park Europeu e Norte, em Blumenau, para ajudar o público em dúvidas sobre o Imposto de Renda (IR).

O evento é promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau e Região (Sescon).

As dúvidas e informações são tiradas com contadores voluntários que ficam no local. A cada duas horas, entre três a quatro voluntários ficam no local para ajudar quem pretende ficar em dia com o Leão.

No Park Europeu, o estande do evento fica próximo à entrada principal, em frente à loja Americanas. Já no Norte Shopping, fica em frente à loja Renner.

Maior dúvida do público

Segundo o voluntário Thiago Kaufmann, de 34 anos, a maior dúvida do público é se é obrigado a declarar ou não o IR. “Pelo que ganham, às vezes ficam em dúvida, até porque tem um tempo que a tabela do Imposto de Renda ela não atualiza. Então, o pessoal que nunca precisou declarar chega uma hora que, com a atualização salarial, precisa. Muitas perguntas são nesse sentido”, comenta.

O evento também ajuda a entender o que pode acontecer com quem não entrega o IR.  Ela pode acabar tendo CPF irregular, receber multa na hora de pagar atrasado ou cair na ‘malha fina’. Thiago ressalta a importância de um profissional para declarar o IR.

“Após o período de entrega do IR tem muitas pessoas que acabam entregando. Com isso, pode bloquear CPF e, às vezes, até dar problema na conta bancária. E aí quando essa pessoa vai regularizar,  além de estar gastando, pagando um profissional para estar fazendo, ainda tem que pagar multa da entrega em atraso. Tem muitas pessoas que tentam fazer sozinha e acabam não tendo a informação correta e acabam na ‘malha fina’”.

O Sescon Blumenau também disponibiliza um e-book com diversas informações para a declaração do IR. Leia clicando aqui.

Malha fina

Quando você envia a sua Declaração de Imposto de Renda, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações que você enviou e elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades (terceiros), que também tem que prestar informações à Receita: empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas em relação às informações apresentadas por terceiros, a declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina” como é conhecida). Você não receberá a sua restituição enquanto a declaração estiver em Malha Fiscal.

Impostos de Rendas declarados em Blumenau

Até às 14h25 desta terça, segundo o site do governo federal, cerca de 33.392 Impostos de Renda foram declarados em Blumenau. O IR pode ser entregue até dia 31 de maio.

Doação do IR

A pessoa que faz a declaração de IR no modelo completo pode destinar uma parte para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). Sendo Pessoa Física, é possível abater até 3% do Imposto de Renda. Na hora de fazer a declaração, na aba de “Doações Diretamente na Declaração”, o sistema já calcula o quanto você pode destinar.

Para quem é pessoa jurídica, cujo regime de tributação é o Lucro Real, podem destinar ao FIA até 1% do imposto.


Cônsul da Áustria em Blumenau ensina a preparar um delicioso Hackepeter moderno:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo