X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Dedicação: conheça a história do enfermeiro que atua no combate ao coronavírus

“O maior medo é levar a doença até nossa família”, diz Victor Ramos ao relatar dia a dia de trabalho

Existem situações na vida que te desmotivam e outras que te impulsionam para realização de sonhos. Esse foi o caso do enfermeiro Victor Ramos, 23. Quando tinha 14 anos, Victor sofreu um acidente e a atenção da equipe de enfermagem, despertou nele o desejo de se transformar em um enfermeiro por gratidão aos cuidados que recebeu. 

“O cuidado que eu recebi da equipe de enfermagem foi tão grande, que decidi me dedicar a essa área tão linda que é a enfermagem. Assim, eu poderia cuidar do próximo com toda dedicação”, diz ele hoje grato por ter superado aquela situação. 

Arquivo pessoal

Atualmente, aos 23 anos, Victor é um dos vários profissionais de saúde que estão na batalha para conter o novo coronavírus no Brasil, mais precisamente na cidade de Rodeiro, em Minas Gerais, local em que trabalha como técnico em enfermagem em um posto de saúde.

E esse ainda é só o início de uma carreira que tende a ser bastante bonita. Apaixonado pela área, ele está no terceiro período da graduação em Enfermagem na UNIPAC, onde estuda com o auxílio de uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. 

Trabalho na pandemia

Dividindo o tempo entre os estudos do curso de Enfermagem e o trabalho no posto de saúde, Victor sentiu a mudança da rotina após a chegada da pandemia do coronavírus. “Minha rotina está um pouco mudada, tive algumas alterações na minha carga horária. O cenário que estamos vivendo é outro, a forma de atendimento está diferente. As cobranças são muitas, mas vamos vencendo com profissionalismo e dedicação”, afirma ele.  

O jovem enfermeiro sente a tensão que é estar na linha de frente da doença. “Nunca passei por uma pandemia antes. No iníciosenti medo mas agora tenho segurança naquilo que faço e dou o melhor de mim para ajudar o próximo. Na região em que trabalho, a situação está “controlada“, mas a gente vem trabalhando com firmeza contra a Covid-19”, afirma.  

Além de manter a atenção com os pacientes, como todos os outros profissionais da saúde, o medo maior é o de levar a doença para casa. Aí entram os cuidados redobrados no atendimento ao público e em manter a própria segurança. “Nós, profissionais da saúde, trabalhamos com todos os cuidados necessários para não nos contaminarmos. A maior preocupação é levar a doença até nossa família. Todo dia é um desafio maior e, muitas das vezes, não temos o reconhecimento necessário da população”, reflete Victor. 

Ele não pensa duas vezes ao ser questionado se hoje tivesse que escolher uma profissão qual seria, mesmo nesse cenário adverso, o que não muda é a certeza do jovem enfermeiro em ter feito a escolha certa da profissão que resolveu seguir em sua vida. 

“Pra mim enfermagem sempre foi a melhor escolha. Com essa pandemia pude ver ainda mais que somos essenciais na vida das pessoas. Mesmo que o mundo esteja em colapso, precisamos estar lá, dando força e lutando contra as doenças. Sem dúvida, escolheria enfermagem, eu gosto demais do que faço”, conclui