+

Defesa Civil alerta para volta de chuvas intensas para o fim de semana em Blumenau e região

Previsão diz que chuvas devem começar nesta terça-feira

Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram uma nota sobre a possível volta de intensas chuvas na região do Vale do Itajaí, durante a tarde desta segunda-feira, 23. A nota fala sobre o período entre terça-feira, 24, e sábado, 28.

Segundo a nota, a semana será marcada por tempo instável. Até quinta-feira, 26, uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados, em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Chuvas voltam a trazer riscos 

Entre a sexta-feira, 27 e o sábado, o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Na sexta-feira a chuva ocorre acompanhada de temporais, com chuva pontualmente intensa. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado.

Volume das chuvas

No período de sexta a sábado, são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima.

No restante do estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

Com a volta das chuvas, o estado de Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Entre a segunda a quinta-feira, o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte são áreas em destaque, que apresentam risco para alagamentos.

No período de sexta-feira a sábado, o risco é ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. E MUITO ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina.

Leia também:

1. Tempo Blumenau: saiba se chuvas voltam a aparecer nesta segunda-feira
2. Idosa de 91 anos é resgatada após ficar 10 dias trancada com cadáver do filho em Balneário Camboriú
3. Saiba quais empresas de Blumenau estão entre 150 melhores para se trabalhar no Brasil
4. Casal de Blumenau transforma antigos cadernos de receitas em livros da culinária alemã
5. Filho encontra mãe morta após briga com padrasto no Alto Vale


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo