Chuva eleva nível do rio Itajaí-Açu e provoca deslizamentos em Blumenau
Quedas de muros e deslizamentos de terra aconteceram desde ontem, mas sem gravidade
A Defesa Civil de Blumenau registrou 16 ocorrências relacionadas às chuvas desde a quinta-feira, 30. A maioria é de deslizamentos de terra, quedas de muros e de árvores. Nenhuma delas foi considerada grave.
Na rua México (foto), Ponta Aguda, um barranco deslizou e o muro de uma casa caiu. Também houve ocorrências nos bairros Passo Manso, Itoupavazinha, Salto Weissbach, Progresso, Velha, Tribess, Nova Esperança e Valparaíso.
O sistema do Alertablu, que monitora a situação das chuvas, apresenta instabilidade nesta manhã. Segundo a Defesa Civil, em 24 horas, a maioria dos bairros da cidade registrou de 60 a 70 milímetros de chuva. Os maiores volumes formam medidos na região do Garcia.
Segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), o nível do rio Itajaí-Açu estava em 4,99 metros às 8h, patamar considerado de atenção. A partir de seis metros, o estágio sobe para alerta.
Ainda conforme o Ceops, a projeção é de que o rio atinja 6,3 metros às 15h desta sexta-feira. A próxima revisão dos dados será feita às 10h30.
Previsão do tempo
Apesar da madrugada com chuva de intensidade fraca a moderada, a previsão do sistema de meteorologia da Prefeitura de Blumenau, o AlertaBlu, é de que a condição para chuva diminua ao longo do dia.
No sábado, tempo estável com presença do sol em meio a variação de nuvens e sem condição para chuva significativa devido a aproximação de um sistema de alta pressão que avança pela região Sul do Brasil. Temperatura mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 20 e 22°C.
No domingo, um cavado (área alongada de baixa pressão) se forma na divisa do PR com SC e favorece a condição para chuva em Blumenau iniciando na madrugada e persistindo ao longo do dia com menor intensidade. Na segunda-feira a medida que as áreas de instabilidade se afastam do município a condição para chuva diminui.
Queda de árvore
Na manhã desta sexta-feira, a queda de uma árvore interditou a rua Raulino Naumann, no bairro Valparaíso. A Defesa Civil foi acionada por volta das 8h30 e já está no local analisando a situação.