Defesa Civil confirma que temporal em Gaspar foi microexplosão; entenda o que é
Ventos se aproximaram de 90km/h segundo o órgão
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta terça-feira, 24, que o temporal que houve em Gaspar na segunda-feira, 23, foi uma microexplosão.
Segundo o órgão, após análises dos dados do Radar Meteorológico de Lontras, foi constatado que os ventos em Gaspar chegaram próximos aos 90km/h. Em Indaial, as rajadas de vento chegaram a 84km/h.
O que é microexplosão?
Uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo.
Ocorrências
Os bairros mais atingidos de Gaspar foram Margem Esquerda, Santa Terezinha, Gaspar Mirim e Sete de Setembro. A prefeitura registrou 23 destelhamentos, dois alagamentos pontuais, duas quedas de árvore, duas quedas de muro e uma queda de placa em via pública.
Um deslizamento foi registrado na rua Emma Reinert, Centro de Gaspar. Parte de um morro deslizou e desabou parcialmente uma residência de alvenaria. Durante inspeção, foi verificado que o morro se apresenta instável, com risco de novo deslizamento, o qual poderia atingir uma residência vizinha e encostada no mesmo, onde também mora uma mulher.
As residentes das duas casas foram orientadas a não permanecer no local para preservar sua integridade e aguardar a visita de órgão competente.
Leia também:
1. Casa de madeira fica completamente destruída após incêndio em Gaspar
2. VÍDEO – Três homens armados assaltam farmácia, tentam fugir e colidem em carros em Blumenau
3. Indaial prepara programa de castração gratuita de animais para 2023
4. Resultado Lotofácil 2721 e Quina 6058: confira números sorteados
5. Com reestruturação de formato, Festitália em Blumenau já tem data marcada
– Assista agora:
Como surgiu o projeto Caridade Sem Fronteiras e ligação com Irmã Lúcia