Defesa Civil confirma que tornado atingiu Meio-Oeste de SC
Vento chegou a 123 km/h na cidade de Campos Novos
O avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão fez com que diversas regiões do estado registrassem granizo, raios, chuvas e vento intensos neste sábado, 29. O caso mais grave foi em Campos Novos, no Meio-Oeste. Segundo a Defesa Civil, os ventos de 123 km/h que provocaram estragos no município foi causado por um tornado.
Foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido à queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios da região.
Situação de emergência
Equipe da Defesa Civil estadual foram enviados para Campos Novos para trabalhos de apoio a moradores e levantamento de dados. A prefeitura decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.
“Já realizamos contato com o prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos a disposição toda a estrutura do governo do estado”, destacou o chefe da Defesa Civil de SC, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora a órgão aguarda o encaminhamento das necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do governador Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.
Ainda neste sábado, a Defesa Civil liberou 1.783 telhas de fibrocimento, 222 cumeeiras, 26 cestas básicas para sete dias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação solteiro.