Defesa Civil de Blumenau conclui laudo sobre casarão histórico na Rua XV de Novembro
Imóvel tombado pelo governo do Estado está abandonado e compromete estrutura do Museu de Hábitos e Costumes
A Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) encaminhou à Procuradoria Geral do Município (Progem) nesta terça-feira, 30, o laudo sobre a situação de degradação do casarão azul que fica ao lado do Museu de Hábitos e Costumes, no início da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. O documento apresenta medidas para a solução dos problemas. A Procuradoria Geral do Município fará análise e solicitará, por meio da Justiça, que o responsável pela construção pague ou faça o ressarcimento dos gastos da prefeitura com a manutenção.
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olímpio Menestrina, o documento sugere três ações principais para impedir futuros problemas que a situação possa trazer ao município. A primeira recomendação é promover ações no local com o objetivo de evitar o colapso das paredes lindeiras ao prédio. Além disso, repor com urgência o telhado do casarão, principalmente nas laterais, para evitar o aumento de infiltrações de água nas paredes.
A terceira ação seria construir mecanismos direcionados à frente do empreendimento para evitar que a parede se desloque, garantindo assim a segurança da população que transita pelo local.
O imóvel, tombado pelo governo de Santa Catarina desde 2000, é uma propriedade privada. Nos anos 1980, o prédio abrigou o Café de Berlim. Segundo a prefeitura, uma reforma vem sendo solicitada desde 2016, sem nada ter sido feito.
Além do abandono, o casarão está envolto em uma batalha judicial. A empresa proprietária, a TJPM Factoring e Participações Ltda, tenta reverter o tombamento do imóvel como patrimônio histórico estadual. Desde 2008, outra ação, esta impetrada pelo Ministério Público, busca obrigar os proprietários a recuperar o casarão.
Mais notícias de Blumenau e região
Casal que saiu dos Estados Unidos de Kombi chega Guabiruba
Polícia investiga homens que dispararam tiros em comemoração política em Gaspar
Homem é preso após roubar R$ 2 mil de criança no Centro de Blumenau
Guarda apreende Palio com mais de R$ 15 mil em multas