Defesa Civil de SC é autorizada para fazer reparos na comporta da barragem de José Boiteux
Barragem apresenta danos desde 2023 devido às chuvas fortes
Nesta quarta-feira, 30, a Defesa Civil de Santa Catarina foi autorizada pelo Ministério Público Federal (MPF) para reparar a comporta da barragem de José Boiteux, na terra indígena Xokleng, no Vale do Itajaí. O cronograma das obras ainda será definido.
A comporta estava danificada desde o fim do ano passado por conta das chuvas fortes e enchentes na região. A Celesc será responsável pela realização do serviço e a estimativa é de que o conserto deva custar cerca de R$ 200 mil.
O governo do estado permitiu que a Defesa Civil desmonte a estrutura da comporta que está danificada. Ela será enviada para uma inspeção detalhada e uma oficina especializada na restauração.
A Defesa Civil confirmou que irá continuar tendo diálogo com a comunidade indígena Xokleng e o MPF. Em nota, o secretário de Defesa Civil de SC, Fabiano de Souza, declarou: “Nosso objetivo é garantir que a barragem esteja totalmente funcional, assegurando a proteção das comunidades que dependem dessa estrutura”.
A barragem em José Boiteux é fundamental para a contenção de cheias no Vale do Itajaí. Ela tem capacidade para 357 milhões de metros cúbicos de água e tem o volume equivalente ao dobro do limite das outras duas barragens na região, que estão em Taió e Ituporanga, como informa o comunicado da Defesa Civil.
Leia também:
1. VÍDEO – Câmera registra homens assaltando loja de conveniência próxima ao batalhão da PM em Blumenau
2. Deputados aprovam criação de cadastro de pedófilos e agressores sexuais em SC
3. Homem de 51 anos fica ferido após ser atropelado por motocicleta em Blumenau
4. Eletrobras conclui etapa de modernização da Subestação Blumenau
5. Homem é preso após ser flagrado pulando muro com bicicleta furtada em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: