Defesa Civil determina desocupação permanente de três casas após deslizamentos em Blumenau
Famílias receberam a informação nesta sexta-feira
A Prefeitura de Blumenau definiu que as famílias residentes nas três casas situadas na rua Germano Grosch, no bairro Escola Agrícola, não retornem às suas residências, pois o local que antes era considerado como uma área de risco, agora passa a ser um local inseguro para a moradia.
As famílias foram informadas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) nesta sexta-feira, 10, sobre a necessidade da desocupação permanente dos imóveis por falta de segurança. Inclusive, as edificações serão demolidas pelo município em um prazo de 15 dias.
Conforme a avaliação da Diretoria de Geologia, não está descartada a possibilidade de novos episódios de deslizamentos como o registrado na última semana e como em 2008, quando o talude cedeu até atingir as vias jusantes, neste caso, as ruas Netuno e Ursa Maior.
No caso da rua Netuno, a via ainda conta em parte com uma contenção implantada pelo município nos últimos anos, e que ajudou a frear a velocidade dos detritos na hora do deslizamento. Entretanto, as últimas casas da via seguem em monitoramento pela Defesa Civil, embora não estejam interditadas.
Quanto às famílias residentes das três casas da rua Germano Grosch, a Semudes está acompanhando-as com atendimento técnico e foram encaminhadas para acesso aos benefícios assistenciais, como a Renda Cidadã e Vulnerabilidade, além do Aluguel Social da Política de Habitação.
A Semudes orienta também que as pessoas que foram atingidas pela enchente ou deslizamentos e têm laudo da Defesa Civil podem procurar a secretaria para atendimento e avaliação de acesso aos benefícios. O contato pode ser feito pelo telefone 3381-6604.
Veja agora mesmo!
Paixão de Oktoberfest: após 22 anos, blumenauense conta como encontrou alemão que conheceu na festa: