Defesa Civil atualiza informações de erosão em prédio e empresa em risco de desabamento em Blumenau

Casos aconteceram nesta quarta-feira, durante as chuvas que atingiram a região

Duas situações chamaram atenção de Blumenau na última quarta-feira, 12. Durante as chuvas desta semana algumas ocorrências foram registradas, no entanto, a erosão formada na frente do residencial Saint Peter e a interdição de uma unidade da empresa Localiza devido a risco de desmoronamento foram casos de maior repercussão.

A reportagem do O Município Blumenau entrevistou o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, para detalhar as causas dos problemas e também entender quais serão os próximos passos.

Erosão

Uma erosão em frente ao prédio Saint Peter Residence, localizado na rua Heinrich Hosang, no bairro Victor Konder, em Blumenau, preocupa os moradores. Na tarde de quarta-feira, 12, um buraco se criou onde ficava localizada a placa do prédio.

O secretário Menestrina explica que existe uma galeria pluvial no local, ou seja, um conjunto de tubulações que têm como objetivo drenar a água da chuva das áreas urbanas até rios, córregos ou canais. Porém, o sistema sofreu um colapso e, devido a isso, o que está acontecendo é um problema de drenagem.

Leia também: Erosão cria buraco na frente de prédio da região central de Blumenau

Nova galeria pluvial

Menestrina conta que a manutenção do sistema seria simples, caso os imóveis não tivessem sido construídos em cima dela. Atualmente, para solucionar o problema seria necessário fazer uma nova galeria, dessa vez, na via pública. Contudo, a obra custaria em torno de R$ 5 milhões.

Enquanto não consegue recursos para realizar a obra, a Defesa Civil avalia qual intervenção poderia ser feita para tentar amenizar o problema. 

“Essa avaliação está sendo feita pelos engenheiros. Não adianta fazer obra ali, primeiro tem que avaliar qual é a melhor intervenção a ser feita. A hora que tiver essa definição por parte dos técnicos, vamos tentar fazer um paliativo. Mas, se não tivessem construído em cima da galeria seria fácil, apenas chegar e fazer o conserto e a limpeza que precisa”, afirma o secretário.

Riscos 

Conforme Menestrina, no momento, o maior risco é se chover muito, pois como a água não tem mais vazão pela galeria há a possibilidade de criar um alagamento no local. 

“Por isso que a gente está preocupado com a situação e vai fazer uma avaliação, pra ver o que podemos fazer de imediato para tentar resolver o problema e como vamos buscar recursos” ressalta o secretário. 

Ainda, segundo Menestrina, a princípio não há risco de desabamento, porém, a situação precisa ser monitorada.

“A princípio não, até porque o prédio foi construído sob o estaqueamento, mas claro que se não for feito nada, com o tempo pode ocorrer. Mas, a princípio não foi identificado nenhum problema”, 

Entrada interditada

A Defesa Civil não interditou o local, porém, para evitar ocorrências de maior gravidade e alertar quem passa por ali, todo o hall de entrada do Saint Peter Residence foi isolado com fita. Os moradores podem acessar o prédio por uma outra entrada.

Caso da Localiza

A loja Localiza Seminovos, de venda de carros, precisou ser evacuada após a estrutura de uma obra que acontece na lateral, começar a desmoronar na última quarta-feira, 12. A loja fica na rua Dois de Setembro, número 1065, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau.

O secretário Menestrina fala que a chuva potencializou a situação, porém, ela aconteceu pois não foi realizada a contenção da obra. Devido a isso, a estrutura cedeu e acabou interferindo na edificação ao lado, onde fica a Localiza. 

Leia também: Defesa Civil de Blumenau pede evacuação em empresa de venda de carros por risco de desmoronamento

Loja interditada

Por uma questão preventiva, para garantir a segurança das pessoas que trabalham na empresa, a Defesa Civil interditou a loja e orientou que o proprietário procurasse um profissional qualificado na área estrutural para fazer uma avaliação.

Segundo o secretário, o primeiro passo para que as atividades na loja Localiza voltem ao normal, é a apresentação do laudo, feito pelo técnico, que fará uma avaliação da condição das fissuras que apareceram. Se o documento atestar que não há nenhum problema, a Defesa Civil libera o local. Caso contrário, o proprietário terá que realizar as intervenções indicadas pelo profissional.

Impasse

O jornal O Município Blumenau conversou com o encarregado da obra e, segundo ele, a situação não é tão grave quanto a Defesa Civil informa. 

Contudo, o secretário reforça que a liberação só acontecerá após a liberação feita sob responsabilidade de um profissional. 

“Se o técnico especializado apresentar um laudo, dizendo que a estrutura é segura, eles podem voltar a trabalhar de forma normal, caso contrário, terão que fazer as intervenções necessárias” finaliza Menestrina


Assista agora mesmo!

Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo