Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Blumenau devido às chuvas

Cidades em situação de emergência tem direito a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nessa quarta-feira, 14, a situação de emergência em Blumenau, devido à cidade ter sido atingida por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Ao todo, 12 cidades do país todo foram reconhecidas. Quatro delas são de Santa Catarina: Armazém, Blumenau, Itaiópolis e Tangará.

Recursos

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor ser liberado.

Capacitações

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Leia também:

1. Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em telhado de empresa em Blumenau
2. Saiba como será a festa de Réveillon de Blumenau
3. Jovem motociclista fica gravemente ferido após acidente em Blumenau
4. Envolvidos em bloqueios de rodovias são alvo de operação da PF em Rio do Sul
5. Mulher que extorquiu mais de R$ 200 mil de casal com “rede de orações” falsa é condenada em Blumenau

– Assista agora:
Zoo de Pomerode: bastidores, perrengues com macaco e novos animais

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo