X
X

Buscar

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Gaspar devido às chuvas

Cidades nessa situação podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nessa quarta-feira, 18, a situação de emergência em Gaspar, devido à cidade ter sido atingida por chuvas intensas. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Ao todo, 16 cidades do país todo foram reconhecidas. Em Santa Catarina, Porto Belo também se encontra na lista por conta das chuvas.

Solicitação de recursos

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Leia também:

1. Terceira morte é confirmada em Rodeio após fortes chuvas
2. DNIT inicia trabalhos para recuperar pavimento da BR-470 em Indaial após cratera abrir; confira rotas alternativas
3. VÍDEO – Competições e muita diversão: veja como é uma noite na 38ª Festa Pomerana
4. Duas linhas do transporte coletivo de Blumenau tem itinerário alterado devido às chuvas
5. Blumenau se mobiliza para ajudar municípios atingidos pelas fortes chuvas

– Assista agora:
Competições e muita diversão: veja como é uma noite na 38ª Festa Pomerana, em Pomerode