Defesa Civil prepara atividades para marcar 10 anos do desastre de 2008
Objetivo é fomentar debates e reflexões sobre prevenção
Durante o mês de novembro a Secretaria de Estado da Defesa Civil vai promover, em parceria com os municípios catarinenses, uma série de atividades para marcar a passagem de 10 anos do desastre de 2008. Em novembro daquele ano morreram 135 pessoas no estado em decorrência das fortes chuvas.
O objetivo da programação é fomentar debate e reflexão sobre a importância das políticas nacionais e internacionais de Redução de Risco e Desastres (RRD). Entre as atividades previstas estão rotas de fugas em escolas, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, simulados, sessões solenes, exposição de fotos, inauguração de memoriais, plantio de mudas e concurso de desenhos.
As cidades envolvidas são Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Brusque, Blumenau, Camboriú, Canelinha, Gaspar, Itapema, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Navegantes, Porto Belo, Penha, São João do Itaperiú e Tijucas.
A partir do dia 19 de novembro começa a “Semana Consciência de Proteção” com uma palestra que será transmitida para todo o estado. Os palestrantes serão o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, e o professor Francisco Costa, da Universidade do Minho – Portugal. O tema será a redução de Riscos de Desastres, Resiliência e Governança: perspectivas no quadro de Sendai.
No dia 24 haverá uma ação social no Morro do Baú, em Ilhota, envolvendo o município e a comunidade, com a participação de diversas agências e organizações de resposta aos desastres.