X
X

Buscar

Defesa Civil prepara moradores da Nova Rússia para simulado de desastres

Servidores convidaram população para reuniões que vão anteceder o treinamento prático, marcado para julho

A equipe da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) promove neste sábado, 25, um mutirão para sensibilizar e preparar os moradores da Nova Rússia para o Simulado de Desastres, que ocorre em julho.

Servidores partiram às 8h da Escola de Ensino Fundamental (EEF) José Vieira Corte, na Rua Udo Schadrack, 41, e seguiram pelas ruas de entorno da unidade.

Além dos técnicos da Defesa Civil, os Agentes Mirins da Escola de Educação Básica Padre José Maurício também participaram da sensibilização, que convida a comunidade a participar das reuniões que antecedem o simulado.

Durante a ação, também foi feito um cadastramento para identificar demandas como dificuldade de locomoção dos moradores e existência de animais domésticos, junto com orientações para o acesso e uso do aplicativo AlertaBlu.

A primeira reunião para tratar do Simulado será na próxima quarta-feira, 29, às 19h, na Escola José Vieira Corte. O objetivo é explicar à comunidade a proposta do simulado, apresentando também o mapeamento das áreas de risco.

Outras duas reuniões, para tratar sobre os alertas, rotas de fuga, entre outros, já estão programadas para o mês de junho.

Simulado

O Simulado de Desastres, previsto para o dia 6 de Julho, faz parte da programação do Julho Laranja em Blumenau. A atividade conta com a participação de representantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e prevê cinco ocorrências de grande porte, envolvendo ações de resposta para deslizamentos e enxurradas.

O simulado na região terá como base o evento ocorrido em outubro de 2015, quando foi registrado um volume de chuvas no total de 354,5 milímetros. Na época, a Nova Rússia foi uma das localidades mais atingidas.