Defesa Civil registra 14 ocorrências em Blumenau após chuva de domingo
A maioria delas envolveu análise de risco e apenas duas foram graves
Após as chuvas intensas deste domingo, a Defesa Civil de Blumenau registrou 14 ocorrências. Entretanto, a situação no Vale do Itajaí ainda é tranquila em comparação aos alagamentos que aconteceram no litoral catarinense.
O diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, explica que a maioria dos atendimentos envolveram análise de riscos que foram solicitados por moradores de bairros como Fidélis, Velha e Vila Nova. As comunidades que vivem em encostas ou locais suscetivos a deslizamentos são as que mais se preocupam com o grande volume de chuva.
A ocorrência mais grave envolvendo uma residência foi a queda de um muro na rua Otto Marquardt, uma transversal da rua Araranguá, no bairro Garcia.
Ainda durante a tarde, uma árvore caiu na rua Itajaí, bairro Vorstadt, fazendo com que os carros precisassem transitar no acostamento. A queda foi por volta das 14h30 deste domingo e a via só foi liberada uma hora depois.
Intensidade das chuvas
O bairro mais atingido pela água foi a Vila Itoupava, que registrou 104,8 mm/h nas últimas 24h. A região também é a única com probabilidade alta de deslizamento, de acordo com os dados do AlertaBlu. Na Fortaleza e na estação Itoupavas/Badenfurt o risco é médio, enquanto no restante da cidade é baixo.
Apesar do grande volume, as chuvas duraram o dia todo, fazendo com que a cidade não fosse atingida por tantos alagamentos quanto nas trovoadas que atingiram Blumenau neste início de ano.