Delegacia especializada em proteção animal já está aberta em Blumenau
Delegado Bruno Effori explica qual a função e importância da nova delegacia
A Delegacia de Delitos de Trânsito e Crimes Ambientais (DTCA) de Blumenau, já está em funcionamento. Localizada na rua General Osório, ao lado do Presídio Regional de Blumenau, a unidade está aberta para fins cartorários, investigativos e tramitação dos inquéritos policiais.
De acordo com o delegado Bruno Effori, responsável pelo local, a delegacia está funcionando há aproximadamente 15 dias. Além dele, um escrivão e um agente atuam na unidade. Ainda neste mês, a DTCA terá mais um agente e dois estagiários.
Serviços prestados
Atualmente a equipe trabalha com os inquéritos policiais que foram redistribuídos das outras delegacias de Blumenau. Desde a abertura da nova unidade, tomam conta de aproximadamente 180 inquéritos de delitos de trânsito e de crimes ambientais.
De acordo com o delegado Bruno, na DTCA já há atendimento ao público. No local também estão sendo feitas as verificações das pendências de diligentes, realizações das oitivas e encaminhamentos ao Poder Judiciário.
Boletins de ocorrência podem ser realizados presencialmente na DTCA, ou em qualquer outra delegacia, além da delegacia virtual da Polícia Civil de Santa Catarina e do disque denúncia 181.
Uma necessidade antiga
Segundo o delegado Bruno Effori, a criação da delegacia especializada já era uma demanda que a região precisava devido ao número considerável de acidentes envolvendo vítimas e delitos de embriaguez, além dos crimes ambientais, principalmente contra a flora, desmatamentos ilegais, construções em locais inadequados e poluição.
“Isso estava, de certa forma, afogando as delegacias, então precisava redistribuir esses inquéritos. Havia a necessidade de um cartório específico para dar vasão a esses procedimentos” afirma o delegado.
Ele também explica que a recente alteração legislativa em relação aos crimes ambientais, com a inclusão de um crime específico para maus tratos contra gatos e cães, agora com uma pena consideravelmente maior, houve um aumento significativo na demanda.
“A delegacia veio ao encontro dessa nova perspectiva, o que fez com que as pessoas se estimulassem a denunciar mais os crimes, se preocupar mais com a causa animal. Com uma delegacia especializada, tratando especificamente de delitos de trânsito e crimes ambientais, a tendência é uma melhor qualidade nos inquéritos policiais, na investigação, e também um maior número de inquéritos policiais concluídos com indiciamento do autor ou suspeito, dos crimes que estão sendo apurados”, reitera Bruno Effori.
Crime de maus tratos
De acordo com o delegado, a Polícia Civil, O Ministério Público e a Secretaria do Meio Ambiente de Blumenau, estão finalizando um protocolo de atendimento aos crimes de maus tratos principalmente contra cachorros e gatos.
Eles estão aperfeiçoando um protocolo já existente para determinar coisas como a quem compete fazer o resgate do animal e orientar do tutor, quem será o responsável pelos cuidados veterinários e onde o animal vai ser alocado.
Leia também:
1. Hospital de Blumenau recebe repasse estadual de R$ 5 milhões
2.Homem de 53 morre após espancamento em Blumenau
3. Rotatórias implantadas em ruas de Blumenau são liberadas para tráfego
4. Homem que agredia namorada constantemente é condenado mais de 37 anos de prisão em Blumenau
5. Denúncias de quebra de decoro na Câmara de Blumenau resultam em advertência verbal
– Assista agora:
Zoo de Pomerode: bastidores, perrengues com macaco e novos animais