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Demissões por telegrama: Blumob encaminha correspondência para avisar funcionários de desligamento

Segundo informações da carta, a empresa as enviou porque funcionários não compareceram em data marcada

A Blumob decidiu encaminhar telegramas para funcionários da empresa que não foram até a sede na última segunda-feira, 27. O objetivo da solicitação era para realizar demissões, conforme já publicado em O Município Blumenau.

Neste telegrama, portanto, consta a comunicação de aviso prévio, com o comunicado de que “não mais serão utilizados os seus serviços pela nossa empresa”. Ainda conforme a mensagem, o aviso prévio a ser cumprido pelos profissionais começou a contar já do dia 27. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Blumenau (Sindetranscol), os comunicados para que os funcionários se apresentassem na segunda foram emitidos no domingo, 26.

Propostas da empresa

Na sexta-feira, 24, o jornal O Município Blumenau trouxe uma reportagem informando sobre três propostas que Blumob havia repassado ao sindicato para reduzir os gastos, visto que mesmo quando os ônibus podiam circular pelas ruas da cidade, a queda de usuários foi de 75%.

As possibilidades apresentadas foram: reduzir a jornada de trabalho e o salário dos colaboradores em 70%, demitir 270 funcionários ou, até, 450 trabalhadores. Nas três propostas, o vale alimentação também seria cortado pela metade.

Naquele momento, apesar de entender que o número de passageiros por dia caiu de 100 mil para 25 mil e que o cenário tende a se manter, o Sindetranscol afirmou que estava buscando uma solução que não afete gravemente os trabalhadores.

Além disso, o sindicato também organizou uma assembleia com a categoria. Ela está previamente agendada para as 9h do próximo sábado, dia 1º de agosto, no Terminal da Fonte.

Nota de repúdio

Sabendo das mensagens e ligações de representantes da empresa para os funcionários durante o fim de semana, e antes mesmo de confirmar que eram as demissões, o sindicato emitiu uma nota nas redes sociais nesta segunda-feira, 27, criticando a ação da Blumob.

Confira a publicação:

Resposta da Blumob

“A BluMob apresentou ao poder público e AGIR os impactos e necessidades para manutenção das atividades do serviço público de transporte de passageiros no município de Blumenau em meados de abril, dados os efeitos do combate à pandemia do COVID-19, sendo certo que a AGIR manifestou-se oficialmente pela necessidade do reequilíbrio econômico financeiro emergencial do contrato de prestação dos serviços executados pela BluMob.

Em 17 de julho, também apresentou propostas ao sindicato que incluíam, como primeira opção, a manutenção integral de seu quadro de pessoal concedendo, inclusive, estabilidade por 12 meses, com ajustes em salários e benefícios, sendo a única forma de conseguir honrar compromissos e preservar empregos.

À essa proposta foram acrescidos outros pontos, por sugestão do Sindicato. Não obstante a urgência e a delicada situação envolvendo algo em torno de torno de 1.100 funcionários, o sindicato marcou assembleia apenas para o dia 01/08, já tendo advertido que não haverá qualquer negociação que envolva redução de salários e benefícios, não concordando também com demissões, tal como discutido como eventuais soluções para minimamente equalizar o cenário de grave crise, com as condições do transporte coletivo público urbano em colapso.

A BluMob reafirma seu compromisso de continuar trabalhando para a manutenção de sua capacidade de honrar com salários e benefícios, mas é preciso que haja entendimento de que a empresa ficará, ao todo, paralisada por quase 4 meses sem receitas, e que sua capacidade econômica precisa que medidas sejam tomadas para evitar o colapso.”


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