Demolição de fachada histórica de Blumenau é autorizada por conselho
Edificação foi atingida por incêndio em dezembro de 2019
A icônica fachada em arcos em estilo Art Déco, construída na década de 1940 pelo arquiteto alemão Simão Gramlich para Fábrica de Chapéus Nelsa, poderá não fazer mais parte da paisagem da rua São Paulo, na região central de Blumenau.
Nesta quarta-feira, 30, durante a primeira reunião do ano, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) aprovou a demolição do que restou do incêndio que destruiu a maior parte do prédio, em 2019.
Na data, os bombeiros atuaram por cinco horas tentando combater o incêndio que começou pouco após a meia noite. Entretanto, apenas parte da fachada sobreviveu à tragédia. Na época, o espaço era ocupado por diferentes lojas.
Parte da rua chegou ser interditada, pelo medo de que o restante da fachada viesse abaixo. Mais de dois anos depois, a edificação segue abandonada e comprometida por conta do incidente.
A vontade de demolir o restante do imóvel partiu do proprietário. Ele apresentou três laudos técnicos recomendando a ação pela falta de segurança apresentada pela estrutura que restou. A Defesa Civil apresentou a mesma sugestão.
Um laudo contratado pela prefeitura, entretanto, apresentou uma segunda opção: reforçar fortemente a estrutura para manter os arcos. Entretanto, o engenheiro admite que seria um investimento alto sem garantia de resultado. A principal solução segue sendo a demolição.
Para seguir em frente, o processo ainda depende de burocracias na prefeitura.