Dengue em Blumenau faz aumentar procura no Hospital Santa Isabel, que chega a 50 atendimentos por dia

Hospital orienta quais grupos devem procurar atendimento no Serviço de Emergência

Com o aumento significativo de casos de dengue em Blumenau e região, o Hospital Santa Isabel está enfrentando um aumento no número de pacientes que buscam atendimento médico com sintomas da doença. Em média, 50 pacientes por dia procuram assistência no Hospital Santa Isabel devido aos sintomas relacionados à dengue.

A cidade vive uma epidemia da doença, segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC). Para garantir que os serviços hospitalares estejam disponíveis para pacientes com sintomas graves, além de manter o atendimento às demais especialidades, o hospital orienta que pacientes com sintomas leves, (grupos “A” e “B”) independentemente do bairro em que residem, procurem os Ambulatórios Gerais.

Os sintomas da dengue incluem febre alta com dois a sete dias de duração, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, fadiga e manchas pelo corpo. Os pacientes diagnosticados ou com sintomas dividem-se em quatro grupos de classificação de risco, sendo o grupo ”A” mais leves e grupo ”D”, sintomas mais graves:

GRUPO A: Dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, sem risco social e sem comorbidades;

GRUPO B: Dengue sem sinais de alarme, com condição especial, ou com risco social e com comorbidades;

GRUPO C: Presença de sinais de alarme e sinais de gravidade ausentes; dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, retenção de líquidos, desmaios ou pressão baixa, sangramento de mucosa, fadiga ou irritabilidade.

GRUPO D: Dengue grave; choque por taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), mãos e pés frios devido à queda de temperatura, respiração acelerada, retenção de líquidos com deficiência respiratória, sangramento grave, cor azulada ou acinzentada da pele, unhas, lábios ou ao redor dos olhos.

Atendimento nos AGs

Em Blumenau os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também contam com atendimento em horários e endereços especificados no site da Prefeitura de Blumenau.

Leia também:

1. Eleições em Blumenau se encaminham para “duelo” entre promotor e delegado por vaga na prefeitura
2. Quase 200 motoristas são flagrados em excesso de velocidade na BR-470, em Blumenau e Gaspar
3. GALERIA – Primeiro condomínio parque da região Norte de Blumenau deve trazer também ‘shopping da casa’
4. VÍDEO – Bar pega fogo e proprietário tem parada cardíaca em Indaial
5. Passagem de frente fria deve provocar chuvas intensas em Blumenau e região, afirma Defesa Civil de SC


Veja agora mesmo!

Conheça o artilheiro das Itoupavas, seis vezes consecutivas campeão da Liga:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo