Denúncias e insegurança suspendem 11ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau

Número de inscritos quadruplicou nesta edição, gerando atrito e incertezas quanto ao formato digital

A 11ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau, que seria realizada neste sábado, 22, precisou ser suspensa horas antes de começar. O motivo foi a falta de segurança da votação para o novo conselho no meio online. Alguns integrantes chegaram a denunciar interesse de outros participantes de divulgar o link do evento, fechado para inscritos, para que outras pessoas pudessem participar da eleição.

Outro fator que causou alvoroço foi o número de inscritos, que quadruplicou em comparação à última edição. Se os cerca de 140 participantes de anos anteriores já eram considerados um recorde, ver mais de 530 votantes foi motivo de estranheza para a organização.

“Chama atenção porque nunca vimos essas pessoas no debate da Cultura, mas ela estavam aptas para serem votadas. O que pesou mesmo são os indícios de que o link poderia ser compartilhado. Preferimos fazer o cancelamento para termos uma estrutura melhor de eleição e com segurança jurídica, sem gerar dúvidas sobre o processo. Independente de quem forem as pessoas, mas que sejam eleitas por um processo sem contestações”, enfatiza o atual presidente, Elton Gomes.

Já o Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, vê com bons olhos o interesse de diferentes públicos. “Vimos um aumento em todos os segmentos. Estava na hora da comunidade se mobilizar. Acredito que, na próxima, a mobilização será maior e teremos ainda mais inscritos. O que justifica o cancelamento da Conferência foi a fragilidade da votação”, declara.

Normalmente, os interessados em integrar o conselho se inscreviam na manhã da Conferência e eram votados à tarde, pelos participantes do evento. Neste ano, ele foi organizado para acontecer de forma online, o que facilitou para que mais pessoas se inscrevessem e votassem.

“Por muitos anos as eleições do Conselho era um espaço que ninguém queria ocupar. Não tem remuneração, é um voluntariado muito trabalhoso. Já tivemos muitas Conferências que se tinha 30 pessoas, era muito. No momento da eleição, tínhamos menos pessoas ainda. Agora, é possível votar deitado no sofá de casa”, explica Elton, que está no Conselho desde 2014.

O alto número de inscritos também se deve ao fato de que, como os 39 concorrentes a conselheiros foram divulgados de antemão, eles puderam chamar os amigos para votarem neles. Essa movimentação levou muitos integrantes a questionarem a validade do processo.

O Conselho de Cultura de Blumenau é um dos mais antigos de Santa Catarina e completa 41 anos em 2021. Esta não é a primeira vez que uma Conferência de Cultura precisa ser cancelada. A última foi a de 2008, que precisou ser interrompida no meio do dia por conta da enchente.

Durante as próximas semanas uma reunião extraordinária com o grupo de trabalho que organiza o evento será realizada para decidir os próximos passos. Ele é formado por integrantes do Conselho e da Secretaria de Cultura.

No ano passado, o Fórum Municipal de Cultura precisou ser cancelado por conta da pandemia. Para tornar a Conferência viável, é possível que a votação seja realizada de forma presencial.

Inscrições para o Prêmio Herbert Holetz vão até domingo

Interessados em participar do 3º Prêmio Herbert Holetz têm até domingo, dia 30 de maio, para preencher o formulário online e participar do processo coordenado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC).

Neste ano, está prevista a distribuição de R$ 514 mil para a elaboração e execução de projetos culturais. Até esta segunda-feira, dia 24 de maio, já haviam sido encaminhadas 20 inscrições, que são totalmente gratuitas.

Dúvidas podem ser solucionadas pelo fone (47) 3381-6188 ou por e-mail fomentocultural@blumenau.sc.gov.br.


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