Denúncias e insegurança suspendem 11ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau
Número de inscritos quadruplicou nesta edição, gerando atrito e incertezas quanto ao formato digital
A 11ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau, que seria realizada neste sábado, 22, precisou ser suspensa horas antes de começar. O motivo foi a falta de segurança da votação para o novo conselho no meio online. Alguns integrantes chegaram a denunciar interesse de outros participantes de divulgar o link do evento, fechado para inscritos, para que outras pessoas pudessem participar da eleição.
Outro fator que causou alvoroço foi o número de inscritos, que quadruplicou em comparação à última edição. Se os cerca de 140 participantes de anos anteriores já eram considerados um recorde, ver mais de 530 votantes foi motivo de estranheza para a organização.
“Chama atenção porque nunca vimos essas pessoas no debate da Cultura, mas ela estavam aptas para serem votadas. O que pesou mesmo são os indícios de que o link poderia ser compartilhado. Preferimos fazer o cancelamento para termos uma estrutura melhor de eleição e com segurança jurídica, sem gerar dúvidas sobre o processo. Independente de quem forem as pessoas, mas que sejam eleitas por um processo sem contestações”, enfatiza o atual presidente, Elton Gomes.
Já o Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, vê com bons olhos o interesse de diferentes públicos. “Vimos um aumento em todos os segmentos. Estava na hora da comunidade se mobilizar. Acredito que, na próxima, a mobilização será maior e teremos ainda mais inscritos. O que justifica o cancelamento da Conferência foi a fragilidade da votação”, declara.
Normalmente, os interessados em integrar o conselho se inscreviam na manhã da Conferência e eram votados à tarde, pelos participantes do evento. Neste ano, ele foi organizado para acontecer de forma online, o que facilitou para que mais pessoas se inscrevessem e votassem.
“Por muitos anos as eleições do Conselho era um espaço que ninguém queria ocupar. Não tem remuneração, é um voluntariado muito trabalhoso. Já tivemos muitas Conferências que se tinha 30 pessoas, era muito. No momento da eleição, tínhamos menos pessoas ainda. Agora, é possível votar deitado no sofá de casa”, explica Elton, que está no Conselho desde 2014.
O alto número de inscritos também se deve ao fato de que, como os 39 concorrentes conselheiros foram divulgados de antemão, eles puderam chamar os amigos para votarem neles. Essa movimentação levou muitos integrantes a questionarem a validade do processo.
O Conselho de Cultura de Blumenau é um dos mais antigos de Santa Catarina e completa 41 anos em 2021. Esta não é a primeira vez que uma Conferência de Cultura precisa ser cancelada. A última foi a de 2008, que precisou ser interrompida no meio do dia por conta da enchente.
Durante as próximas semanas uma reunião extraordinária com o grupo de trabalho que organiza o evento será realizada para decidir os próximos passos. Ele é formado por integrantes do Conselho e da Secretaria de Cultura.
No ano passado, o Fórum Municipal de Cultura precisou ser cancelado por conta da pandemia. Para tornar a Conferência viável, é possível que a votação seja realizada de forma presencial.
Inscrições para o Prêmio Herbert Holetz vão até domingo
Interessados em participar do 3º Prêmio Herbert Holetz têm até domingo, dia 30 de maio, para preencher o formulário online e participar do processo coordenado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC).
Neste ano, está prevista a distribuição de R$ 514 mil para a elaboração e execução de projetos culturais. Até esta segunda-feira, dia 24 de maio, já haviam sido encaminhadas 20 inscrições, que são totalmente gratuitas.
Dúvidas podem ser solucionadas pelo fone (47) 3381-6188 ou por e-mail fomentocultural@blumenau.sc.gov.br.