Deputado de SC posa ao lado de homem condenado por tentar matar Maria da Penha
Marco Antonio visitou gabinete de Jessé Lopes
Nesta terça-feira, 31, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL-SC) postou no Instagram uma foto ao lado de Marco Antonio Herredia Viveros, homem condenado por agredir a esposa Maria da Penha Maia Fernandes, caso que deu origem à lei Maria da Penha.
Na postagem, o deputado escreveu: “Conhecem este senhor? Seu nome é Marco Antônio, o marido da Maria da Penha. Visitou o meu gabinete e contou a sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil. Sua história é, no mínimo, intrigante”.
Homem foi preso em 2002
Marco Antonio foi preso em 2002 e cumpriu pena de dois anos. A detenção veio 19 anos depois das duas tentativas de homicídio contra Maria da Penha das quais ele foi acusado. Na primeira atirou contra a vítima, deixando-a paraplégica; e na segunda, eletrocussão e afogamento.
Maria da Penha lutou por 19 anos e meio até que o Brasil tivesse uma lei que protegesse as mulheres contra as agressões domésticas.
Em 7 de agosto de 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Maria da Penha, com objetivo de punir com mais rigor os agressores contra a mulher no âmbito doméstico e familiar.