Dezembro laranja é o mês escolhido para tratar de um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque: o câncer de pele. Com o verão chegando, é importante ficar atento aos cuidados para prevenir e evitar a doença. De acordo com o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), anualmente são registrados 5.560 novos casos de melanoma no Brasil. Esse é o tipo mais grave da doença, e representa 5% do total de casos de câncer de pele. Os outros 95% são os chamados não melanoma.

A médica dermatologista dra. Renata Bastos (CRM 16164/SC – RQE 13994) esclarece que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença, que é um dos tipos mais comuns de câncer.

Ela aponta que mesmo com inúmeras campanhas sobre o tema, é crescente o número de casos de câncer de pele, especialmente na nossa região, com pacientes que apresentam queimaduras solares, e estão insatisfeitos com a própria pele, seja pelas manchas ou fotoenvelhecimento. De acordo com a dermatologista, isso pode ser ocasionado pela falta de cuidado na hora da exposição solar.

“A prevenção acontece com medidas de controle de exposição solar, não basta apenas usar o protetor”, salienta. De acordo com dra. Renata, é preciso usar o filtro solar da maneira correta. Além disso, ela também afirma que o protetor não vai blindar o paciente e que por isso é preciso seguir todas as medidas recomendadas na consulta de check-up dermatológico.

Dra. Renata Bastos tem quase duas décadas de profissão

Consultas de check-up

Uma das medidas de prevenção do câncer de pele está na consulta de check-up anual no dermatologista. A especialista comenta que as pessoas já fazem as consultas de rotina em outras áreas, como a cardiologia e oftalmologia, e reforça que a situação deve ser igual no dermatologista.

“Há casos de pessoas que na adolescência tomaram muito sol e aos 40 ou 50 anos não tomam mais sol, mas começa a surgir a manifestação da radiação solar passada, que é cumulativa e não sai do organismo. Ela se manifesta anos depois”, alerta a dra. Renata.

De acordo com a médica, não é possível fazer nada com relação a exposição solar do passado, pois o organismo já absorveu a radiação. No entanto, ela aponta que é possível fiscalizar com as consultas de check-up e cuidar com as novas exposições solares.

“O câncer de pele, se for diagnosticado e tratado no início, tem até 90% de chances de cura”, enfatiza. Na consulta a especialista também passa instruções sobre os cuidados que o paciente deve ter diariamente com a pele, especialmente na temporada de verão.

Pessoas que já tiveram câncer de pele devem visitar o especialista com uma frequência maior. Além disso, a dra. Renata também salienta que o câncer pode aparecer em locais do corpo em que não ocorreu exposição solar.

Recomendações

Além da consulta de check-up anual, a dermatologista também recomenda que os pacientes usem diariamente o filtro solar, reaplicando ao longo do dia, utilizem chapéus para proteger a região da cabeça e ombro e evitem a exposição por muito tempo ao sol, especialmente das 10h às 16h.

“Diante de qualquer suspeita, ainda que não esteja na data da consulta anual. A suspeita é uma lesão nova que não existia na pele, algo que surgiu, ou um sinal antigo que mudou de aspecto”.

Ela também salienta que o câncer de pele não vai dar sintomas, como coceira, ardência ou dor. “Em 99% das vezes o câncer de pele não dá sintomas, a pessoa não sente. Ela vai enxergar, mas não vai sentir”.

Somente o dermatologista conseguirá identificar se há indícios de câncer de pele, através do exame de dermatoscopia. Ficou interessado? Entre em contato e agende uma visita com a dra. Renata.

Dra Renata Bastos

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 222, Centro – Blumenau (Edificio Stein Tower)
Contato: (47) 3035-4964 | (47) 99999-4250
Atendimento de segunda à sexta, das 9h às 18h
Estacionamento
pago