A décima edição do Desafio dos Rochas encerrou neste domingo, 26, em Pomerode, e marcou a primeira década da competição catarinense com fortes emoções. Ao todo, 1.050 ciclistas participaram das provas nas categorias Gravel, Pro, Sport, Amador, Cicloturismo, Rochinhas Kids e Rochinhas Balance.

O campeonato se concentrou no Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, onde estava a estrutura para largada, chegada, pódio e as demais atrações do evento. No entanto, o percurso das 100 milhas da categoria Gravel passou por Blumenau (Vila Itoupava), Massaranduba, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros. “Foi emoção do início ao fim. Desde as homenagens na noite de abertura, em cada uma das largadas das categorias, e ao receber cada atleta com brinde de chope. Na chegada dos últimos atletas vivemos a emoção de dever cumprido”, relata José Carlos Rocha, organizador da competição.

O Desafio dos Rochas é considerado um dos eventos ciclísticos mais completos e competitivos do Brasil. Além dos detalhes técnicos e da escolha cuidadosa das trilhas, também chama a atenção pela variedade de atrações que complementam o campeonato. O evento conta com feira de exposições, praça de alimentação, estrutura de lazer, atrações culturais e turísticas, além de jantar e baile para deixar os participantes, voluntários e familiares ainda mais integrados. “Temos muito orgulho de tudo que construímos até aqui. O Desafio dos Rochas não é só um campeonato de Mountain Bike, é a oportunidade de conhecer e admirar lugares da nossa região que normalmente não é possível fazer. É a integração de famílias inteiras apaixonadas pelo ciclismo e a realização de um sonho que virou realidade”, comemora Hilário Rocha, organizador e idealizador do evento.

Três dias de Desafio dos Rochas

Pela primeira vez, o evento teve três dias de programação. Começou na sexta-feira, 24, com a abertura oficial, Expo Desafio e cerimônia com homenagens a todos que ajudaram de alguma forma na história de 10 anos da competição. No sábado, os trabalhos iniciaram ainda de madrugada, às 4h30min, com buffet de café da manhã e a primeira largada da categoria Gravel, às 6h. À tarde foi a vez dos ciclistas mirins participarem do desafio nas categorias Rochinhas Balance e Rochinhas Kids, e à noite um jantar de massas animou os participantes. O domingo contou com as provas nas categorias Pro, Sport, Amador e Cicloturismo. Durante todos os dias do evento, atrações com música, dança e apresentações típicas germânicas encantaram o público enquanto os atletas não cruzavam a linha de chegada.

Ao todo, o Desafio dos Rochas 2024 teve 460 quilômetros de percursos pedalados e contou com mais de 350 pessoas trabalhando no evento, muitas de forma voluntária. Os competidores contaram com pontos de apoio durante todos os trajetos e puderam concluir as etapas em segurança.

Pódios e resultados

Entre os competidores, se destacou no pódio elite a atleta Ana Luísa Panini, na categoria Pró 100 quilômetros, completando a prova com tempo de 5h47min. Nas redes sociais, a campeã comemorou e parabenizou o evento. “Aquele dia em que tudo dá certo, excelentes sensações e muita diversão. Parabenizo a organização do Desafio dos Rochas, estava tudo impecável, percurso lindo de 100 quilômetros, com 2,8 mil metros de altimetria”, declarou. O destaque masculino foi Gabriel Metzger, na categoria Pró 100 quilômetros, com o tempo de 4h12min. Todos os detalhes e resultados, com nomes dos vencedores, categorias, tempos e demais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Créditos das fotos: Cesar Delong e Letícia Rocha