Desafio dos Rochas recebe 1,5 mil atletas de corrida e mountain bike no fim de semana
Uma das mais tradicionais competições de ciclismo do Brasil terá, em Pomerode, também a modalidade de trail running
Mais de 1,5 mil atletas de 12 estados brasileiros estão confirmados para o Desafio dos Rochas 2019, nos dias 4 e 5 de maio. Pela primeira vez, a tradicional prova de mountain bike de Pomerode vai ter também um dia dedicado ao trail running.
Dia 4, sábado, o Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira recebe os atletas de corrida. A primeira largada será às 3h, com o percurso de 100km individual em meio a trilhas e muito morro. São 3,2 mil metros de altimetria acumulada.
As duplas largam às 5h, os quartetos às 6h e a última largada será com os octetos, às 7h. Tem corrida também para os pequenos, com um circuito alternativo em trilha a partir das 13h.
>> Confira o calendário de corridas do segundo trimestre em SC
A estreia da corrida em trilhas na programação do Desafio dos Rochas foi graças a uma parceria com a Ultra Trail Eventos, que organiza provas de trail running no Vale do Itajaí e Serra Catarinense ao longo de todo ano.
Tem até atleta que vai encarar desafio duplo. O atleta Jaison Fusinatto está inscrito nos 100km de corrida no sábado e, domingo, enfrentará a prova de mountain bike. A partir das 8h de domingo, os atletas se dividem em percursos de 30k (cicloturismo), 30k (Amador), 50k (Sport) e 100k (Pró).
Daniel Carneiro Zóio é tricampeão do evento e confirmou presença neste fim de semana. Outra presença ilustre será de Letícia Cândido, campeã brasileira de mountain bike e integrante da Seleção Brasileira. A bike tem ainda participação de atleta do Uruguai.
Reconhecimento nacional
O Desafio dos Rochas foi eleito o terceiro melhor evento de mountain bike do Brasil pela Revista Bike Action. Na última votação, em 2017, o prêmio Guidão de Ouro colocou a prova de Pomerode como a sexta melhor do país. “Subir na avaliação geral da premiação nos dá muito orgulho e coloca o Vale do Itajaí como referência neste esporte”, comemora o organizador José Carlos Rocha.
Para a comunidade, o fim de semana promete aliar esporte e cultura. Além da competição, a programação prevê food trucks, café colonial alemão, apresentações de música e dança, além de palestras. Uma ótima pedida para toda a família.