X
X

Buscar

Desassoreamento de ribeirão na Itoupavazinha começa nesta quarta-feira

Trabalhos serão iniciados a partir da Rua Max Humpl e buscam reduzir alagamentos

Os trabalhos de desassoreamento do ribeirão situado no entorno das ruas Berta e Henrique Mette, na região da Itoupavazinha, serão iniciados nesta quarta-feira, dia 30. A viabilização dos serviços ocorre após uma mobilização que envolveu diversas secretarias municipais, que começou com vistorias e avaliações da Defesa Civil e culminou com a concessão do licenciamento ambiental pela Faema. A limpeza do leito e das margens do ribeirão ficará sob responsabilidade da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e iniciará a partir da Rua Max Humpl.

Na manhã dessa segunda, 28, a prefeitura havia afirmado que os trabalhos só deveriam começar na próxima semana. Entretanto, a reunião que estava marcada para a tarde definiu uma data mais próxima.

O prefeito Mário Hildebrandt explica que a medida busca reduzir a possibilidade de alagamentos na localidade. Contudo, de acordo com ele, é necessário que a comunidade deixe de descartar objetos no ribeirão.

“Encontramos todos os tipos de materiais, o que atrapalha a vazão da água. A população precisa se conscientizar que não pode jogar lixo no leito nem nas margens e também não habitar áreas próximas de córregos e ribeirões. Caso contrário, é um trabalho em vão, que não resolverá em nada essa questão”, destaca.

Protestos da população

A comunidade do bairro, junto com os moradores do Salto do Norte, fizeram uma manifestação na tarde desta sexta-feira, 25. Eles protestavam pela falta de atenção da prefeitura com a região.

De acordo com a prefeitura, outras ações têm sido promovidas pelo município para auxiliar no restabelecimento da normalidade no bairro. Desde o temporal do dia 17, caminhões da Prefeitura estiveram na região em três ocasiões distintas para efetuar a retirada de entulhos acumulados nas vias públicas. Além disso, foram realizadas manutenções e serviços de limpeza e raspagem da lama gerada pelos alagamentos.

Neste domingo, 27, o bairro foi atingido por novos alagamentos. Foram quase 80 milímetros de chuva acumulados em ruas, terrenos e casas da Itoupavazinha.