O aluguel de imóveis por meio de plataformas online como o Airbnb tornou-se uma maneira popular de obter renda extra. A Torresul, uma das principais imobiliárias de Santa Catarina, tem acompanhado de perto as tendências do mercado imobiliário e traz dicas valiosas para quem deseja lucrar com essa prática.
Antes de começar, é importante destacar que, para obter sucesso ao alugar um imóvel no Airbnb, é preciso se atentar a alguns pontos importantes. Para ajudar, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a ganhar dinheiro com o seu imóvel.
Análise de mercado
Antes de investir em um imóvel para alugar no Airbnb, é fundamental conhecer o mercado e as suas oportunidades.
Faça uma pesquisa para entender quais são as regiões mais procuradas, o tipo de imóvel que tem maior demanda e os valores cobrados por diária. Cidades turísticas garantem altas taxas de ocupação o ano inteiro.
Penha, em Santa Catarina, tem atraído investidores de todo o Brasil, porque consegue unir uma atração como o Parque Beto Carrero, o maior parque temático da América Latina com uma região com 19 belíssimas praias.
O Litoral Norte de Santa Catarina, e Penha, em específico, consegue agradar famílias de todas as idades, justamente pela variedade de atividades de lazer disponíveis.
A taxa de ocupação e o valor médio da diária são determinantes para um bom retorno dobre o investimento. Nesse quesito, a Torresul Imobiliária tem profissionais especialistas que podem lhe orientar nessa análise.
Prepare seu imóvel
Para atrair hóspedes e garantir boas avaliações no Airbnb, é importante escolher um imóvel adequado para o público que você pretende atender, e prepara-lo de forma adequada.
Nesse ponto o item mais importante é, certamente, a localização. Uma planta funcional, móveis planejados, equipamentos e eletrodomésticos modernos são um diferencial.
Limpe e organize todos os cômodos, verifique se todos os equipamentos e eletrodomésticos estão funcionando e se certifique de que o imóvel esteja pronto e seguro para o uso.
Além disso, é importante criar uma decoração agradável e acolhedora, que transmita a sensação de estar em casa. Invista em elementos como cortinas, tapetes, almofadas e quadros para dar um toque especial ao ambiente.
Registre seu imóvel
O próximo passo é registrar o seu imóvel no Airbnb. Para isso, é preciso criar um perfil e preencher todas as informações sobre o seu imóvel, como a localização, o tipo de acomodação e o número de hóspedes que ele pode receber.
É importante ser transparente na descrição do seu imóvel e apresentar fotos claras e detalhadas. Assim, os hóspedes podem ter uma ideia clara do que esperar ao chegar no imóvel.
Defina um preço justo
Definir um preço justo é fundamental para atrair hóspedes e obter lucros com o aluguel do seu imóvel no Airbnb. Para isso, é preciso levar em consideração o mercado, o tipo de imóvel e principalmente a localização.
Além disso, é importante ter em mente que a concorrência existe e que é preciso oferecer um preço competitivo para atrair hóspedes. Seja flexível na definição do preço e ofereça promoções para incentivar a reserva do seu imóvel.
Mantenha um bom relacionamento com os hóspedes
Para obter boas avaliações no Airbnb e atrair cada vez mais hóspedes, é fundamental manter um bom relacionamento com eles. Esteja sempre disponível para tirar dúvidas, ofereça informações sobre o Litoral Norte de Santa Catarina, e dicas sobre atrações, praias, passeios e gastronomia da região.
Estimativa de ganhos
Um jeito simples de calcular sua receita com Airbnb é multiplicando a taxa de ocupação durante todo o ano e sua tarifa diária média, considerando baixa e alta temporada.
Para imóveis próximos ao Parque Beto Carrero as diárias variam de 230 reais na baixa temporada a 390 reais na alta temporada. A região conta com mais de 150 dias de alta temporada no ano, por conta das inúmeras atrações para as famílias.
Importante também considerar a taxa cobrada pelo Airbnb dos proprietários, em média 15%, e os gastos mensais, como condomínio, energia elétrica, internet.
Os proprietários/anfitriões, pessoas físicas, que alugam suas acomodações no Brasil por meio da plataforma Airbnb devem recolher o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), à alíquota de 15%, sobre o aluguel recebido.
Por fim, o investidor pode esperar ganhos líquidos, após IR, em torno 45 mil reais por ano com um apartamento em Penha, SC.
A equipe da Torresul Imobiliária vai ajudá-lo em toda essa análise e a escolher a melhor alternativa de investimento no Litoral Norte de Santa Catarina.