Desmoronamento soterra trabalhadores na Via Expressa
Um operário morreu e outros dois estão desaparecidos
NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO
Um desmoronamento de terra na Via Expressa, em Blumenau, atingiu trabalhadores na manhã desta quarta-feira, 27, em Blumenau. Um homem morreu e outros dois operários estão sendo procurados sob a terra pelas equipes de socorro.
Viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Polícia Militar e da Defesa Civil atuam no local, que fica próximo ao Fort Atacadista, do outro lado da via. Os bombeiros foram chamados às 11h50. Uma retroescavadeira e um guindaste também foram usados no trabalho.
Ao menos dois homens sobreviventes já foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Um corpo foi encontrado às 13h30. Os outros dois trabalhadores foram encontrados quase ao mesmo tempo, por volta das 15h30. Um deles foi encontrado com vida e o outro em estado não responsivo. Às 18h30, os bombeiros informaram que o resgate para retirada das vítimas do local duraria mais duas horas.
Os bombeiros usaram drones para verificar a situação e definir uma estratégia de atuação. A maior preocupação é com a instabilidade do terreno. Os socorristas usam picaretas e as próprias mãos para a retirada de pedras.
Porém, havia pedras maiores em um ponto acima do local onde estariam os trabalhadores. Uma máquina e um guindaste foram acionados para retirar as rochas de maior porte.
A obra
Um hotel da bandeira HI!, da rede Intercity, está projetado para o terreno onde ocorreu o acidente. Conforme a empresa responsável pelo projeto, a Beluga Estruturadora de Negócios, os operários trabalhavam na fundação de um muro de contenção do talude.
A Beluga garantiu que está com todos os alvarás e liberações necessárias para a obra regulares. O secretário de Defesa Civil de Blumenau informou que a regularidade do canteiro de obras ainda está sendo verificada.