Por Develon da Rocha
Presidente da Associação Blumenauense de Turismo Eventos e Cultura (Ablutec)
O Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), que terá sua 11ª edição em março, ainda não é o mais importante concurso do setor no planeta, mas já é o maior do mundo em número de amostras e também na diversidade e qualificação de seu júri. Na edição passada, Blumenau foi destaque pelo recorde de mais de 3,6 mil rótulos inscritos e 121 jurados, de 21 países.
Mais que números, o CBC significa hoje representatividade. Tanto que já há parcerias firmadas com os mais importantes concursos da área, como o Brussels Beer Challenge, na Bélgica, o Barcelona Beer Challenge, da Espanha, e o European Beer Star, na Alemanha.
Todos foram fruto de um trabalho incessante da Ablutec (Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura), que investiu nos últimos dois anos em missões internacionais para que a cerveja brasileira seja ainda mais reconhecida mundo afora. E já é!
Os resultados significam uma visibilidade inédita às cervejarias do país, como os destaques catarinenses revelados nesta semana, ao fim do Brussels Beer Challenge. Em 2023, as vencedoras do Best of Show do CBC terão inscrição gratuita em ambos os concursos. E as medalhas de ouro, prata e bronze nas categorias Italian Grape Ale e Sour Italian Grape, terão a mesma oportunidade no concurso mundial de Italian Grape Ale, na Itália.
Hoje o Brasil é uma potência cervejeira graças a essas iniciativas, com apoio de entidades, instituições e escolas. Em março teremos seis eventos durante a Semana da Cerveja Brasileira – o CBC, o Festival, a Feira, o Congresso Internacional (Conib), a segunda edição da entrega da Comenda da Cerveja Brasileira e a primeira Conferência Internacional de Concursos Cervejeiros.
Este último, significando uma união inédita, reunindo certames de todos os continentes. Estamos apenas no começo.