X
X

Buscar

Destaque nacional: Blumenau é exaltada por estrutura de monitoramento e alerta de chuvas

AlertaBlu foi citado como exemplo a ser seguido

O jornal Estadão publicou uma extensa reportagem que destaca Blumenau, apresentando a cidade como uma referência nacional de monitoramento e alerta de chuvas, além da resposta rápida aos desastres climáticos. Na matéria, assinada por Priscila Mengue, é ressaltado como a cidade soube se estruturar para evitar ou reduzir ao mínimo o impacto de episódios como as enchentes de 2008 e 2011.

A reportagem tem o contexto do momento que vive o estado do Rio Grande do Sul, ainda se recuperando da maior enchente de sua história. Ao Estadão, o especialista sênior em Gestão de Risco de Desastres do Banco Mundial na América Latina e no Caribe, Jack Campbell, citou a cidade como exemplo. “O AlertaBlu é um case mundial, de ‘best practices’ global. Os moradores têm acesso ao aplicativo e interpretam aquela informação no âmbito muito local”, acrescentou.

Nos seus 173 anos de história, Blumenau já contabilizou 95 enchentes. A mais grave, de 2008, foi a causa para originar a Secretaria Municipal da Defesa Civil. “Hoje, a enchente é o evento mais fácil de se fazer gestão. Todo ano fazemos simulados com comunidade, que sabe a hora de sair de casa”, descreve o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina.

Alerta de chuvas

Para convencer as pessoas a saírem de casa, a Polícia Militar conta com lanchas, que além de permitir o resgate dos moradores, é usada para fazer patrulhamento para evitar furtos em residências em casos de enchentes. Além disso, desde 2015, a prefeitura conta com a ferramenta digital AlertaBlu, que fornece informações e serviços para a população em caso e faz o alerta de chuvas fortes, enchentes e deslizamentos. Em breve, seus usuários poderão receber informações sobre rotas de fuga em caso de alagamentos.

A cidade também conta com um sistema de meteorologia próprio, que projeta riscos de chuva intensa, deslizamentos e enchentes. As 18 redes de estações têm 16 pluviômetros, compondo um sistema que mede o nível do rio, além de um radar meteorológico.

Leia também:

1. Morre fundador de uma das mais importantes empresas metalúrgicas do Vale do Itajaí
2. Após definição de Maria Regina, Patrícia Lueders volta ao governo do estado
3. Ingressos para 39ª Oktoberfest Blumenau: vendas antecipadas começam nesta terça-feira
4. Terceira vez: moradora de Blumenau pede providências após “chuva de carros” em sua residência
5. VÍDEO – Morador de Blumenau que ganhou R$ 500 mil na Trimania fala o que vai fazer com valor


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: