X
X

Buscar

Veja quais bairros de Blumenau registram mais arrombamentos nesta época do ano

Confira quais bairros de Blumenau lideram as ocorrências

Durante a época do ano em que as famílias costumam viajar, os cuidados com a segurança devem ser redobrados. É neste período que, historicamente, aumentam as ocorrências de furtos em residências.

Segundo dados da Polícia Militar, somente nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017 cerca de 115 casas foram arrombadas em Blumenau. Esse número pode ser ainda maior, pois muitas pessoas não acionam a polícia. Os bairros Itoupavazinha, Itoupava Central,  Fortaleza e Itoupava Norte lideram o ranking de ocorrências. Confira a tabela:

“Segurança 100% em nenhum lugar nós vamos ter. Mas, nós podemos dificultar a entrada dos bandidos. Algumas ações simples fazem a diferença, pois o criminoso sempre busca o que é mais fácil”, explica o Policial Civil, Rui Godinho.
Para evitar a visita desagradável dos ladrões, alguns especialistas dão dicas importantes para prevenir os furtos.

Confira o passo a passo do manual de segurança

  • Antes de viajar, comunique seus vizinhos

O ideal é que cada rua tenha uma “rede de vizinhos”. Quando um está ausente, o outro ajuda a cuidar da residência. Todos precisam monitorar quando há algo suspeito. Antes de sair, avise principalmente o seu vizinho do lado.

  • Faça um checklist antes de sair

Confira se todas as portas e janelas realmente estão trancadas. Sempre que possível, coloque um cadeado para reforçar a segurança.

  • Nunca deixa as luzes acesas o tempo todo

Deixar as luzes acesas durante o dia é um sinal evidente de que não há ninguém em casa. Utilize um timer que acende e apaga a luz ou deixe todas as lâmpadas apagadas.

  • Desligue a campainha

Muitos criminosos fazem o “teste da campainha” para verificar se há alguém em casa. Quando eles apertam repetidamente e ninguém atende, eles têm a certeza de que não há ninguém na residência. Por isso, sempre desligue o equipamento.

  • Não deixe correspondências acumuladas

Peça para um parente, amigo ou vizinho recolher as correspondências nesse período. Deixar papel acumulado é um sinal de que não há ninguém em casa.

  • Deixe o quintal em dia

Corte a grama e limpe o terreno para que não haja impressão de que a residência está abandonada.

  • Tenha muros “vazados”

Muros fechados são os preferidos dos bandidos, pois ninguém enxerga quando eles invadem a residência. Tenha sempre cercas ou muros vazados.

  • Grades nas janelas

As grades são uma boa forma de proteção e inibem a ação dos bandidos. Elas dificultam o acesso à residência.

  • Câmeras de monitoramento

As câmeras também inibem a ação dos bandidos. Alguns sistemas permitem que o proprietário veja em tempo real como está a situação na residência.

  • Alarmes

É importante que o alarme tenha um bom sistema sonoro, para que todos os vizinhos escutem se ele for acionado. Quanto mais itens de segurança, mais difícil vai ser o acesso dos bandidos.