Dez motivos para celebrar os 120 anos da Acib

Entidade completa 120 anos neste 5 de novembro de 2021

A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) completa 120 anos de história nesta sexta-feira, 5 de novembro de 2021. A entidade foi consolidada em 1901 tendo como primeiro nome Associação Comercial do Vale do Itajaí e como primeiro presidente o Consul Gustav Salinger.

Desde então até os dias de hoje, a entidade foi se fortalecendo como uma grande influenciadora política e social na cidade, estando presente em diversas situações de mudanças e conquistas.

Neste especial, o jornal O Município Blumenau elencou alguns feitos e participações efetivas da Acib para o avanço da cidade e região não só para o empresariado, mas para toda população, confira:

1 – Construção da Ponte do Garcia 

Em 1903, alegando ter outros compromissos, o Governo do Estado se negou a pagar a conclusão das obras de construção da Ponte do Garcia, sob o Ribeirão Garcia – onde hoje existe a Ponte Desembargador Pedro Silva, em frente a Fundação Cultural.

Diante disto, a Câmara de Vereadores realizou um projeto para que o município adquirisse um empréstimo e solicitou aprovação da Associação Comercial. Com o apoio da entidade, o empréstimo foi feito pela prefeitura e a ponte foi inaugurada três anos depois, em 3 junho de 1906.

Instituto Moreira Salles/Divulgação

2 – Primeiro telefone em Blumenau

Em 1912, a Associação dos Comerciantes foi responsável por trazer e instalar o primeiro telefone em Blumenau. As linhas telefônicas existiam para dinamizar e agilizar os negócios comerciais da cidade e eram utilizados pelas empresas da época.

Aos poucos as linhas foram sendo ampliadas, chegando também às cidades vizinhas de Timbó e Indaial, em 1915.

3 – Usina do Salto 

A Acib teve participação direta na conquista do financiamento para construção da Usina do Salto em Blumenau, que geraria energia para toda a cidade. A entidade atuou no projeto, na busca pelo empréstimo, além de auxiliar em trazer a empresa alemã responsável pela construção.

 

Primeira Usina do Salto. Foto: Reprodução/Acib 90 anos de memória

Em 1912 o município assinou uma concessão para construção e exploração da Usina do Salto para os empresários Gustav Salinger, presidente da Acib na época, junto dos sócios Pedro Christiano Feddersen, Paulo Zimmermann e Carlos Jensen.

Pedro Feddersen, por exemplo, proprietário de parte das terras naquela localidade, já havia iniciado estudos e a própria construção de uma usina hidrelétrica em 1905. A obra oficial iniciou em 1913, foi concluída em 1914, entrando em operação no dia 27 de dezembro, e a usina foi inaugurada em 1915.

4 – Criação da Guarda Noturna

Em 1938, após reivindicações dos associados, a Acib conseguiu junto à Prefeitura de Blumenau a criação da Guarda Noturna, subordinada ao município. A guarda servia como prevenção e proteção da população no período noturno na cidade.

5 – Primeira unidade do Corpo de Bombeiros em Blumenau

Já como Associação Comercial Industrial de Blumenau, a entidade concretizou uma luta de anos para instalar a primeira unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, em 13 de agosto de 1958. Essa foi a primeira unidade no interior de Santa Catarina e iniciou a descentralização da corporação pelo estado. A unidade funcionava em um prédio alugado na rua São Paulo.

Primeira unidade do Corpo de Bombeiros em Blumenau, anos após a instalação. Foto: Reprodução/Acib 90 anos de memória

6 – Novo posto do Corpo de Bombeiros de Blumenau

Quase 30 anos depois, após conseguir a instalação do Corpo de Bombeiros em Blumenau, a Acib foi responsável pela conquista da sede própria do Posto de Bombeiros no Garcia. Através de recursos da Comissão de Segurança da entidade, o novo prédio foi construído e entregue em 1986.

Reprodução/Acib 90 anos de memória

7 –  Infraestrutura do município

Desde o início de existência, a Acib esteve presente nas discussões e busca por melhorias na infraestrutura do município. Reivindicou, projetou e apoiou a abertura e construção de estradas, ferrovias e aeroporto em Blumenau, auxiliando assim no crescimento das empresas e indústrias e consequentemente mobilidade da região.

Locomotiva na estação de Blumenau. Foto: Arquivo Histórico

Além disso, também foi crucial na busca por recursos e equipamentos dos sistemas de contenções das cheias que tanto atingiram a cidade, principalmente nos anos de 1983 e 1984. 

8 – Campanha de voto útil

Nos anos 90, após perceberem a necessidade de ter mais blumenauenses na Câmara dos Deputados, no Senado e na Assembleia Legislativa do Estado, devido a importância de representação e recursos encaminhados à Blumenau, a Acib iniciou as campanhas de voto útil. Ou seja, para que o eleitor da cidade votasse em candidatos do município.

9 – Luta pela duplicação da BR-470

Como já citado acima, foram várias as influências e participações da Acib na construção de ferrovias, estradas e toda infraestrutura da cidade e redores. Mas não ficou no passado, a entidade continuou lutando pelos avanços, inclusive, na busca pela conclusão da duplicação da BR-470.

Sempre ativa nas manifestações, na influência junto aos políticos da região, a Acib foi primordial para conseguir as definições que fizeram as obras avançarem nos últimos anos. Além disso, também foi crucial a participação na efetivação do repasse do Governo do Estado ao Governo Federal para conclusão dos trechos 1 e 2 da obra, entre Navegantes e Blumenau.

Acib participa de reunião com governador e lideranças catarinenses pela duplicação da BR-470. Foto: Divulgação/Acib

A Acib realizou reuniões com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, o Dnit, com o próprio Governo do Estado e esteve sempre presente nas negociações que concretizaram o negócio entre ambos os poderes.

10 – Pandemia de Covid-19

Assim como em toda sua história, quando nas crises criou programas e alternativas para os empresários – desde micro e pequenos até grandes empresas – durante a pandemia de coronavírus, a Acib foi responsável por diversas lutas da categoria. Auxiliou e esteve ao lado dos empresários e comerciantes durante o pior período da pandemia, apoiando o fechamento das empresas e comércios e depois reabertura com responsabilidade.

Buscou e conquistou diversos benefícios para as empresas e empresários, como extensão de prazos de pagamento de tributos, entre outros. Além disso, foi responsável também por buscar junto ao Governo do Estado mais atenção e empenho no combate ao coronavírus, com o “Movimento Reage SC”.

Atualidade

A atual gestão continua tendo foco em avanços para a cidade a nível estadual e nacional. Na questão política, percebendo a crise regional, com Blumenau sem nenhum deputado federal eleito em 2018 e apenas três na Alesc, a Acib quer em 2022 retomar a campanha de voto útil.

“Mesmo não fazendo política partidária, a Acib faz política. Precisamos aumentar nossa representatividade no estado. Podemos ter cinco deputados estaduais, podemos ter três deputados federais. Precisamos voltar a ter o protagonismo da cidade”, afirmou o presidente da entidade, Renato Medeiros.

Segundo ele, a Acib irá participar ativamente do pleito, encontrando nomes, sejam dos que buscaram reeleição ou de novidades, para ajudá-los e indicá-los ao blumenauense, tendo morador da cidade votando em candidatos da cidade.

Além disso, a entidade também segue com outras pautas, como a principal atualmente: melhorar o Índice de Educação Básica (IDEB) de Blumenau, que registrou quedas nos últimos anos.

“É algo importante e que nos colocamos como prioridade. Não existe formula. Existe uma série de pequenas ações que estamos colocando junto ao município para entendermos como poder evoluir nesse sentido. Temos a quarta economia do estado, temos que estar entre os 10 no Ideb em Santa Catarina”, afirmou Renato.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo