Dezoito marcas de creatina vendidas no Brasil são reprovadas em estudo; saiba quais
Laudo foi divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais
A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 18 marcas de creatina comercializadas no mercado, conforme o laudo deste ano, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela entidade. Na comparação com 2023, desta vez 21% das marcas reprovadas anteriormente foram aprovadas nesta edição da análise.
O estudo da associação comparou as informações constantes no rótulo dos produtos com o respectivo conteúdo das suas embalagens. No total, foram 88 produtos verificados.
Creatinas reprovadas
As empresas SUPLEY (fabricante marcas Probiotica e Max Titanium) , BRG (Integralmédica e Darkness) Rainha Laboratórios (Body Action) e Dux Nutrition tiveram seus produtos analisados, porém, entraram com medidas jurídicas para não divulgação dos resultados.
O estudo
O dado mais interessante do laudo foi a constatação de que dez marcas, fabricadas por quatro empresas, não continham nenhuma grama de creatina no produto. Nesta situação, uma empresa fabrica sozinha cinco das dez marcas reprovadas.
Conforme a legislação, é permitida uma variação de até 20% entre a indicação da quantidade de creatina e sua presença efetiva no produto comercializado.
Com tal critério – presença ou não de creatina no produto comercializado -, o laudo é dividido em cinco categorias: de 0% a 5%, 5,1% a 10%, 10,1% a 20%, -100% e -21% a 99%.
No primeiro caso (0% a 5%) foram 48 marcas aprovadas. Nas categorias seguintes (5,1% a 10% e 10,1% a 20%) foram 13 marcas aprovadas.
A relação de todas as marcas analisadas, aprovadas e reprovadas, está disponível no site da Abenutri. Os fabricantes já entraram com medidas judiciais contra a divulgação dos resultados.
Nota do grupo Supley
O Grupo Supley esclarece que optou pela medida judicial contra as divulgações organizadas pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) visto que a referida associação tem uma postura controversa diante do mercado e um histórico de avaliações que não seguem os padrões técnico-científicos estabelecidos pelos órgãos competentes.
A Anvisa e o próprio Grupo Supley realizam análises rotineiras de todos os produtos e marcas fabricados pela empresa, sem qualquer registro de inconformidade. A companhia – que está associada à Brasnutri, entidade que reúne mais de 40 empresas – adota as melhores práticas para garantir o padrão de qualidade, alguns deles inclusive com selo Creapure, e reforça seu compromisso com o direito do consumidor e a legislação vigente, trazendo total transparência em seus rótulos.
Leia também:
1. Jornal O Município Blumenau chega aos 7 anos registrando história da cidade e da região
2. Furacão Milton: casal blumenauense relata vida na Flórida após passagem de ciclone
3. PM apreende 500 unidades de ecstasy em posse de homem abordado fumando maconha na rua, no Velha Grande
4. 32ª Festa do Imigrante de Timbó inicia nesta quinta-feira; confira detalhes
5. Motorista de 20 anos capota carro e sai ileso em rodovia de Gaspar
Veja agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: