Dia do biomédico: profissional tem papel essencial no combate ao coronavírus
No país há mais de 50 mil biomédicos registrados em seis conselhos regionais
Entre os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus está o biomédico, que hoje (20) comemora o dia dedicado à profissão. No Brasil, temos nomes como Jaqueline Goes de Jesus e Claudio Tavares Sacchi, que foram responsáveis pela equipe que mapeou o genoma do novo coronavírus no país e possibilitou o sequenciamento do vírus em tempo recorde, 48h, enquanto que no resto do mundo o tempo médio para o procedimento ser realizado é de 15 dias.
Por ter diversas vertentes de atuação, como a virologia, microbiologia e parasitologia, os biomédicos podem, também, atuar com a saúde pública. O mercado de trabalho vem aumentando para esses profissionais, principalmente os de patologia clínica, porque a demanda vem crescendo na área de análises clínicas. “No cenário atual, diversos profissionais da área estão à frente das pesquisas para a vacina e tenho certeza que o resultado será positivo. O mercado está promissor”, revela o biomédico patologista e docente, Paulo Costa, 30. Formado há sete anos, Costa tem MBA em Gestão da Saúde Pública.
Ele destaca, ainda, a importância no investimento em especializações para a melhoria da atuação profissional. “Não me vejo em outra profissão, tenho amor pelo que faço e acredito que para ser reconhecido como profissional, primeiro você precisa amar o que faz e se capacitar cada dia mais. Com o passar do tempo, novas tecnologias, novas descobertas fazem com que as especializações sejam necessárias para o profissional se destacar no mercado de trabalho”, conclui.
Dia Nacional do Biomédico
A data é comemorada no Brasil desde 2006 quando foi instituída através do Decreto de Lei nº 11.339. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), os seis conselhos regionais da classe já somam cerca de 50 mil profissionais registrados e, pelo menos, 11 mil estudantes matriculados nos mais de 220 cursos espalhados no país.
Além de atuar também na área da genética, reprodução humana e interpretação de resultados de exames clínicos para diagnóstico, o biomédico é responsável pelo estudo dos microrganismos que causam doenças e através de pesquisas, buscam formas de tratamento, como por exemplo, vacinas e medicamentos.
A Biomedicina é uma área científica que tem como base a Biologia e a Medicina. Desenvolvida para compreender as causas, sintomas e consequências das doenças, lida com detecção de anomalias em amostras de sangue, de alimentos, de plantas, de tecido animal ou humano e demais materiais biológicos que possam ser analisados em laboratório.