Dia D: Com menos de 15% de crianças vacinadas, Blumenau abre Vila Germânica neste sábado

Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contará com apoio do Ambulatório do Parque Vila Germânica

Dia D: Com menos de 15% de crianças vacinadas, Blumenau abre Vila Germânica neste sábado

Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contará com apoio do Ambulatório do Parque Vila Germânica

Redação

Neste sábado, dia 17, acontece o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2020, do Ministério da Saúde (MS). A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) vai oferecer um local a mais para imunizar crianças e adolescentes. Além das unidades de saúde com sala de vacina ativa, o Ambulatório do Parque Vila Germânica estará aberto e vai atender por ordem de chegada, das 8h às 17h.

A abertura do espaço foi uma alternativa encontrada pela Semus para ampliar a cobertura vacinal, que está muito abaixo do esperado. Até quinta-feira, dia 15, foram vacinadas 2.279 contra Poliomielite – apenas 14,61% das 15.597 mil crianças de um a cinco anos, conforme estimativa do MS.

No sábado, as unidades com sala de vacina ativa também estarão abertas das 8h às 17h para atender sem necessidade de agendamento – confira a lista aqui. É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde. Crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas também poderão ser imunizadas.

A Campanha Nacional segue até o dia 30 de outubro. Durante a semana, no período da manhã, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estão atendendo agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência.

No período da tarde, os atendimentos são destinados aos agendamentos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura – neste link. As salas de vacina dos ESF’s estão abertas das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Já os Ambulatórios Gerais (AGs), durante todo o dia, atendem os agendamentos on-line.

Campanha contra Poliomielite

Simultaneamente a Campanha Nacional de Multivacinação 2020, acontece a campanha contra Poliomielite, a gotinha. Nesta ação, a estimativa do MS é imunizar cerca de 15 mil crianças com idade entre um e cinco anos de idade. O objetivo é prevenir a população contra a poliomielite, uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico podendo causar paralisia.

Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação 2020 do Ministério da Saúde (MS) está colocando em dia vacinas atrasadas de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Entre as vacinas disponibilizadas pelo MS estão Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB) , Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo