

Vila Encantada/Divulgação
Dia do paleontólogo: conheça profissional apaixonado por dinossauros que cativa crianças para a ciência em Pomerode
Cezar Augusto dos Santos é biólogo especialista em paleontologia, que atua no Parque de Experiências Vila Encantada
Apaixonado por dinossauros desde a infância, o biólogo e especialista em paleontologia Cezar Augusto dos Santos, de 38 anos, transforma essa paixão em aprendizado no Parque de Experiências Vila Encantada, em Pomerode. Atuando em ações pedagógicas, ele ajuda a aproximar crianças do universo da ciência por meio de atividades interativas, como escavação de fósseis e exploração de réplicas de dinossauros em tamanho real.
Quando vivia na pequena Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas Gerais, Cezar era apenas mais uma criança fissurada por dinossauros. Colecionava brinquedos, álbuns de figurinhas e cards, sempre com a temática da pré-história, interesse que ele levava para todo lugar.
Porém, na adolescência, a família precisou se mudar para São Paulo, e Cezar teve de se despedir dos amigos mineiros e da coleção. Foi quando decidiu doar os dinossauros de brinquedo, um para cada amigo. Ele não tinha como saber, mas o adeus aos brinquedos era, na verdade, um até breve.
Hoje, Cezar é biólogo e especialista em paleontologia. Dedica-se a encantar crianças em ações pedagógicas de educação ambiental e científica em Pomerode. “No fundo, isso já estava em mim. Fui a criança que colecionou dinossauros, que juntava os cards de dinossauros que vinham em chocolates. Mas, durante um bom tempo, ficou guardado”, lembra.
Formado em Biologia, Cezar atuou primeiro na área da saúde pública, em um Centro de Zoonoses, e depois integrou equipes em jardins zoológicos do interior de São Paulo e Santa Catarina. Em todas as atividades, porém, manteve contato com a educação ambiental. Por isso, cursou uma especialização na área.
Até que surgiu o convite para integrar a equipe da Vila Encantada, um parque onde crianças e adultos brincam tendo os dinossauros como tema principal. No local, Cezar ajudou a estruturar um projeto pedagógico, fundamentar atividades com objetivos de desenvolvimento e criar processos de atendimento a escolas baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O mundo dos dinossauros tem um lado fantástico, mas baseado no conhecimento científico. Os super-heróis e as fadas também são fantásticos, mas não têm conexão com a realidade. E isso é muito importante, porque a criança vai se apropriando do tema, investigando e fortalecendo a própria autoestima com as descobertas”, comenta.
No Parque Vila Encantada
Depois de quatro anos no parque catarinense, o especialista em paleontologia obteve, junto ao Conselho Regional de Biologia, o título de especialista em Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero, um reconhecimento pelo trabalho de divulgação científica e educação para a ciência.
“Olhar a ciência pela perspectiva da criança é muito gratificante. A gente consegue acessar mais as pessoas, simplifica a linguagem e recebe um feedback muito instantâneo, de aprovação ou reprovação do conteúdo que você está passando”, continua.
No Parque de Experiências Vila Encantada, atividades como a Oficina de Fósseis, a exploração de réplicas de dinossauros em tamanho real e a simulação de escavação com fósseis reais buscam popularizar a paleontologia entre as crianças.
Leia também:
1. Conheça história por trás da carta de Hermann Blumenau a August Johann Ludolf von Eye, de 1869
2. EXCLUSIVO – “Tu é escrava aqui”: argentina que sofreu insultos de ex-marido em Blumenau fala sobre o caso
3. VÍDEO – Criança bate carro de luxo avaliado em quase R$ 1 milhão em Itapema
4. Café R$ 30 em Blumenau: economista explica alta nos preços e impactos para população
5. Jornais afirmam que Cremer foi colocada à venda para ajudar na reestruturação da Viveo
Veja agora mesmo!
Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: