Nesta quinta-feira, 17 de outubro, comemora-se o dia do Profissional da Propaganda. Esse profissional tem diversas áreas para atuar como televisão, rádio e internet, por exemplo. O mercado de trabalho vai na contramão da crise, por isso, os publicitários que têm a criatividade como matéria-prima têm algo a comemorar além do dia dedicado a eles. De acordo com estudo da Retrospectiva e Perspectivas, da Kantar IBOPE Media, mais de 54 mil marcas invadiram os espaços publicitários, o que representa um aumento de 36% em relação ao período anterior.
Os dados acima confirmam a pesquisa do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) que aponta que o investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 16,54 bilhões em 2018. Os dados reúnem os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.
Além dos tradicionais meios de atuação, as redes socais vêm crescendo significantemente no mercado, como sinaliza o publicitário Edgar Santos. “Com as redes sociais, existe uma nova forma de conversar com o público, o profissional de publicidade pode ser a ponte do cliente com a agência. As oportunidades são quase infinitas”.
Edgar, que já atua na área há 17 anos, destaca a importância do olhar atento dos novos publicitários. “Hoje, o estudante deve olhar cada vez mais cedo para o mercado e já pensar para onde vai direcionar seus esforços futuramente. Afinal, estar ciente da realidade do mercado deixa o profissional mais preparado”, aconselha o publicitário.
Formação em outras áreas
Há quem esteja na área por uma paixão que só cresceu com o tempo. É o que aconteceu com a “publicitária nata” Cristiana Chaves, que é formada em marketing, mas trabalha desde sempre em publicidade e propaganda. “Costumo dizer que não sou mídia de formação, mas mídia de coração. Entrei no mercado e acabei me apaixonando”.
Cris, como é mais conhecida, garante que o campo de atuação para profissionais desta área é mesmo vasto. “Estou atuando há 18 anos. Comecei a trabalhar desde o 1º semestre de faculdade nesta área. O profissional pode atuar na área comercial, marketing, instituições. Afinal esta área é bem versátil”.
Ela ainda destaca que o maior desafio dos publicitários atualmente é se manter atualizado. “Vivemos em um contexto de mudanças diárias. A publicidade de hoje é bem diferente 10 anos atrás, principalmente com a chegada da era digital. É imprescindível estar atualizado, não só dentro da bolha da profissão, mas de forma geral mesmo”, alerta.