Arthur Puls/Divulgação

O inverno é uma estação muito marcante. Em diversas culturas e civilizações do
mundo, o inverno é caracterizado por diversos eventos e manifestações que colocam
a estação como elemento principal. No Brasil, os estados do sul do país apresentam os
invernos mais marcantes — frios e com neve, com destaque para Santa Catarina.

Desse modo, quais são os atrativos que Santa Catarina tem e como aproveitá-los?
Com o intuito de apresentá-los para você, fizemos este guia completo elucidando os
principais eventos e atrações turísticas do inverno em Santa Catarina. Continue lendo
e descubra tudo sobre como aproveitar esta estação na região. Confira!

A Serra Catarinense e o Inverno

Zelobio/Divulgação

Já virou rotina. Em todo o inverno, são comuns as reportagens em grandes veículos de mídia sobre o inverno no Estado de Santa Catarina, especialmente em sua serra, como na cidade de São Joaquim.

De fato, o Estado apresenta uma das melhores configurações para se passar o inverno. Desse modo, a Serra, por oferecer as mais baixas temperaturas e uma atmosfera com mais ‘cara de inverno’, recebe a maior parte dos turistas, assim como recebe os maiores holofotes da mídia regional e nacional.

Em muitas regiões da Serra Catarinense, é comum gear ou até mesmo nevar durante o inverno. Aproveitar o inverno em Santa Catarina não se resume à Serra Catarinense, mas o Estado inteiro oferece diversos atrativos para aproveitar essa estação do Ano. Desse modo, além da Serra Catarinense, destacamos aqui os cânions no Sul Catarinense.

Serra Catarinense

Serra In Foco/Divulgação

Conforme destacamos anteriormente, a Serra Catarinense é um dos principais roteiros no Brasil para os amantes do inverno. Isso se deve ao fato de a Serra Catarinense oferecer as características mais marcantes do inverno, como as baixas temperaturas e até mesmo a presença de neve — embora a geada seja mais comum. Entre os municípios que compõe a Serra Catarinense, estão: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Os principais destinos são Lages e São Joaquim. Entre os principais pontos turísticos da região, destacam-se os Cânions das Laranjeiras, Parque Nacional de São Joaquim, Alagados e Serra da Veneza. Além dos atrativos naturais, a região se destaca pela forte cultura, apelo ao vinho e culinária rica em carboidratos, uma estratégia para vencer as fortes temperaturas e manter o corpo aquecido, além de ser uma herança dos imigrantes italianos.

São Joaquim

Marcio B./Divulgação

São Joaquim é a cidade mais conhecida da Serra Catarinense por conta do seu inverno, justamente por ser a que apresenta as mais baixas temperaturas e constante geadas e não raras precipitações de neve. Mas o que fazer na cidade durante o inverno?

No inverno em São Joaquim você pode visitar o Mirante Belvedere, tomar um bom vinho no Vinhedo do Monte Agudo, apreciar uma bela cachoeira na Cascata do Pirata ou curtir algumas atividades típicas do inverno no Snow Valley. Enfim, a cidade contém várias programações para você aproveitar o inverno.

Além disso, a cidade é conhecida como Capital Nacional da Maça. Desse modo, há várias receitas envolvendo a fruta na região, como o Fondue com maça. Se quiser visitar a natureza, não deixe de conhecer a Maior Araucária da Serra Catarinense, localizada na zona rural de São Joaquim.

Lages

Leonir Angelo Lunard./Divulgação

Lages é outro importante município da Serra Catarinense. Mais influente e com economia mais pujante que a de São Joaquim, Lages é destino mais indicado para quem não deseja abrir mão dos serviços e infraestrutura de uma média cidade. Ademais, como fato interessante, temos que Lages foi percursora do turismo rural no Brasil, atividade econômica explorada até os dias atuais.

Entre os principais atrativos de Lages, podemos destacar tanto elementos culturais e históricos quanto belezas naturais. Entre os monumentos culturais e históricos, destacamos a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, Parque Jonas Ramos, Museu Histórico Thiago de Castro, Monumento Tropeiros e Centro cultural e Memorial Nereu Ramos.

Entre os passeios de aventura, ecoturismo e rural, destacamos apreciar uma bela paisagem no Mirante dos Pinheiros ou no Morro da Cruz. Apreciar a queda d’água Salto do Rio Caveiras, visitar o Parque de Aventuras Pedras Brancas, ou ficar imerso na natureza no Camping da Ponte Velha.

Assim sendo, Lages e São Joaquim tem atrativos tanto para quem deseja conhecer uma cultura diferente e se aprofundar na história local quanto para quem deseja realizar um turismo de aventura e ecoturismo. Portanto, são os melhores destinos da Serra Catarinense, por unir variedade de atrativos e infraestrutura.

Cânions no Sul Catarinense

Valdiney Pimenta/Divulgação

O município de Praia Grande, no Sul catarinense, é a principal porta de entrada para os Cânions do Sul Catarinense, que fazem divisa como Estado do Rio Grande do Sul. O passeio é indicado para quem adora uma aventura e uma boa paisagem, além de oferecer uma experiência de paz e tranquilidade, longe da agitação urbana. Entre os principais passeios neste roteiro, destacamos a trilha no Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde você pode visitar os cânions de Fortaleza, Itaimbezinho, Churriado e muitos outros.

Portanto, é um passeio imperdível para os amantes de trilhas e ecoturismo. Cultura A cultura em Santa Catarina é bastante diversificada, influência dos mais variados fluxos migratórios que recebeu o Estado, especialmente em meados do século XIX e século XX. Entre as principais comunidades de imigrantes no Estado, destacam-se os alemães e italianos, embora tenham chegado até Santa Catarina ucranianos, espanhóis, japoneses, entre outros.

Dicas de viagem

Divulgação

Santa Catarina é um dos menores Estado do Brasil em território. Desse modo, não é difícil se locomover entre as diversas regiões do Estado. Assim sendo, vale a pena incluir várias regiões do Estado, de ônibus ou de carro, passando pelo interior de Santa Catarina, observando as diversas construções e paisagens do Estado.

Por outro lado, vale destacar os cuidados em relação ao inverno catarinense. Em muitos locais na serra, nos cânions ou mesmo no litoral, você fará algumas trilhas. Desse modo, é necessário continuar bebendo bastante líquido, a fim de não se desidratar.

Por fim, aproveite a estadia em Santa Catarina, beba bons vinhos, se alimente bem na rica culinária Santa Catarina e se aqueça ao lado de uma boa fogueira. Se for um amante da vida noturna, curta as baladas de Florianópolis e Balneário Camboriú.

Gastronomia

É impossível pensar no inverno do Sul do Brasil sem imaginar um bom vinho, uma boa fogueira, pinhão e fondue, não é mesmo? Além disso, o Estado contou com a imigração de diversos povos, o que ajudou a diversificar a gastronomia local.

Entre as principais influências, destacam-se a alemã e a italiana. Ademais, podemos abordar sobre os principais pratos do Estado para se comer no inverno, como o ‘Eisbein’, o joelho de porco alemão. A polenta italiana. Fondue com pinhão. Risotos de fruto do mar, especialmente em regiões litorâneas como na Grande Florianópolis e Balneário Camboriú.

Além disso, há certa influência gaúcha na culinária local, visto que muitos emigrantes partiram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. A principal contribuição destes foi a popularização do Churrasco.

Como chegar aos destinos

O Estado de Santa Catarina conta com diversos Aeroportos. Antes de escolher por qual aeroporto chegar, é necessário saber quais são os atrativos de maior interesse. Todavia, esse problema não é tão grande, pois o Estado é pequeno e possui boas estradas. Dessa maneira, é fácil se locomover entre as cidades.

Entre os principais aeroportos da cidade, podemos destacar o de Florianópolis, Chapecó, Navegantes, Joinville e Criciúma. Para quem prefere viajar de ônibus ou de carro, há várias rodovias que fazem o acesso do Rio Grande do Sul e Paraná para o Estado, como BR-101, BR-282, BR-116 e BR-470. Os ônibus partem da maioria das grandes cidades do Estado do Rio Grande do Sul e Paraná. Outras opções também partem a partir do Estado de São Paulo, mas elas são mais escassas.

Conclusão

Assim sendo, o inverno catarinense proporciona diversos atrativos para você. Há tanto como curtir o frio na serra, quanto outras atrações na grande Florianópolis. Sem dúvidas, podemos afirmar que o Estado de Santa Catarina é um dos melhores para se aproveitar esta estação. E você, o que está esperando para curtir o inverno em Santa Catarina?