Diocese de Blumenau anuncia data para retorno das missas presenciais
Conforme documento publicado nas redes sociais, apenas missas dominicais voltarão a partir de 4 de julho
Com quase três meses de portas fechadas decido à pandemia de Covid-19, as igrejas católicas têm data prevista para retornar em Blumenau. Em documento divulgado nas redes sociais na tarde desta terça-feira, 16, a Diocese de Blumenau afirmou que, após consultar todos os párocos e administradores paroquiais e reunido o Conselho Presbiteral, decidiu permitir as missas presenciais nas igrejas matrizes a partir de 4 de julho.
Esta permissão se refere somente às missas dominicais – ou para aquelas igrejas que fazem da missa de sábado a missa dominical. A determinação, contudo, tem uma ressalva: serão realizadas as celebrações contanto que não haja nenhuma determinação em contrário dos órgãos civis.
Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano, falou sobre este período em que as missas são realizadas somente em portas fechadas devido à pandemia. “Desde o dia 18 de março de 2020, com dor no coração, tivemos que suspender todas as atividades em nossa diocese, inclusive a principal delas, a Santa Missa Presencial, parte da natureza da Igreja. Procuramos viver a fé, neste tempo de deserto, na intimidade do coração e da família. Louvamos e bendizemos ao Senhor pela obediência, humildade e responsabilidade dos fiéis leigos, diáconos e padres que assumiram conosco esta dura jornada”.
No documento, a diocese também faz orientações para as missas. Segue abaixo:
01. Todos devem seguir as normas de prevenção e higienização. É prudente manter o
distanciamento social e que se acompanhe as missas on-line e façam a comunhão espiritual. É recomendável que aqueles que pertencem a grupos de risco e os que apresentam sintomas de gripe não participem de celebrações presenciais, inclusive ministros extraordinários, diáconos e sacerdotes.
02. Higienizar as mãos ao entrar e ao sair da Igreja. Usar máscara durante todo o tempo que permanecer na Igreja, exceto no momento da comunhão. Sentar nos locais indicados e não trocar de assento durante a missa. Os que residem na mesma casa podem sentar juntos. Pode deixar sua oferta e dízimo na chegada ou saída da Igreja. Manter distância de dois metros na fila da comunhão, ir por um lado e retornar por outro, comungar em silêncio e receber a comunhão nas mãos.
Sobre os demais sacramentos e atividades da igreja
03. Como anteriormente determinado, novenas, reuniões, formações, catequeses, grupos de família, encontros de grupos, movimentos e pastorais, como também: Cerco de Jericó, Talhas de Caná, Missa de Cura e Libertação, Missa da Saúde, etc. continuam suspensos por tempo indeterminado. Em caso de necessidade e urgência, sejam administrados os sacramentos e sacramentais.