X
X

Buscar

Diocese de Blumenau se pronuncia após participação proibida de padre em manifestação política

Nota desmente notícia falsa de que Padre Fabian Marcelo Capistrano foi expulso

A Diocese de Blumenau emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira, 18, sobre a participação de um padre blumenauense nas manifestações que estão sendo realizadas em frente ao 23 Batalhão de Infantaria, no bairro Garcia. O posicionamento foi assinado pelo Bispo de Blumenau, Don Rafael Biernaski, e pelo Padre Josué de Brito Souza.

No último dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, o padre Fabian Marcelo Capistrano participou das manifestações e subiu em um palanque para falar aos manifestantes. Além de estar presente, o padre também levou o Santíssimo Sacramento e deu a benção ao movimento.

“Isto é grave e é inconveniente. Somente em alguns momentos religiosos é permitido tal rito”, explica trecho da nota.

Durante a participação do padre nas manifestações, ele chegou a afirmar que “quando o comunismo ser implantado” ele não poderá mais exercer a função nas igrejas, hospitais ou em outro qualquer lugar. O apoio do padre ao movimento também é comentado pela nota.

“Padre Fabian, como qualquer outro legítimo sacerdote, prometeu obediência,
renunciando à sua autonomia, no momento de sua ordenação. Portanto ele não pode fazer o que bem entender. É preciso deixar claro: – Não autorizamos o Padre Fabian ou qualquer outro padre da e na Diocese de Blumenau a participar de manifestações políticas partidárias pois isto é proibido aos clérigos”,

Além disso, o ofício publicado pela Diocese também desmente algumas “informações” que estariam circulando nas redes sociais, apontando que o padre Fabian havia sido expulso.

Confira a nota na íntegra:

Amado Povo de Deus, Esperança, Graça e Paz.

Vivemos tempos difíceis. É urgente e necessário buscarmos a única verdade que nos ilumina, liberta e salva: Jesus Cristo Crucificado. Acompanhamos, em confiante oração a Deus Nosso Senhor, o momento atual em que se encontra o nosso amado Brasil.

Suplicamos a graça da verdade, da justiça e da paz; a graça da sincera corresponsabilidade e cuidado para com a vida de todos os brasileiros.

Em nossa amada Diocese de Blumenau estamos vivendo, nestes dias, situações que não condizem com a verdade, com o Evangelho e com a nossa fé católica. São muitas as manifestações nas redes sociais a favor e contra; mentiras, maldades, grosserias, ataques ao Bispo e à Igreja que pedem de nós esclarecimentos e posicionamento.

Tudo isto se deve à presença do Padre Fabian Marcelo Capistrano no percurso da Rua Amazonas, participando da manifestação do último dia 15/11/2022 e e demais dias. Padre Fabian, como qualquer outro legítimo sacerdote, prometeu obediência, renunciando à sua autonomia, no momento de sua ordenação. Portanto ele não pode fazer o que bem
entender.

É preciso deixar claro:

– Não autorizamos o Padre Fabian ou qualquer outro padre da e na Diocese de Blumenau a participar de manifestações políticas partidárias pois isto é proibido aos clérigos, conforme o Código de Direito Canônico cân. 287 § 1-2. Somos ministros da unidade!

– Padre Fabian levou o Santíssimo Sacramento para uma manifestação política e deu a benção. Isto é grave e é inconveniente. Somente em alguns momentos religiosos é permitido tal rito.

– É Fake News a afirmação que circula nas redes sociais que o Padre Fabian foi expulso. Fique claro que o Bispo de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, a quem ele deve obediência, não tomou até o momento nenhuma medida com relação ao Padre Fabian. Ele será chamado para uma conversa pessoal com o Bispo. Primamos pela verdade!

Diante do exposto acima, pedimos o bom senso dos católicos. Zelemos pela verdade, comunhão, unidade. Não permitamos que Satanás divida a Igreja que Jesus Cristo fundou com seu Sangue derramado na Cruz.