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Distorção entre idade-série tem queda no Brasil; número ainda é considerado alto

Análise apresentou o perfil dos estudantes fora das séries adequadas

Embora o número de estudantes da educação básica matriculados fora da série adequada à sua idade tenha tido uma queda no ano passado, Censo Escolar apontou que os resultados ainda são altos. A taxa de distorção para o ensino fundamental em 2019 é de 16,2% e de 26,2% para o ensino médio. Em relação ao gênero, o Censo Escolar constatou que em 2019 os alunos do sexo masculino representaram a maior taxa de distorção idade-série.  

O indicador distorção idade-série permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. As taxas são calculadas pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O acompanhamento do Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Este é o principal método para coletar informações referentes às diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA).